Psicologia Cotidiana

Psicologia Cotidiana

Sergio Manzione é psicólogo clínico, administrador, mestre em engenharia da energia, escritor, e semanalmente fala sobre temas da psicologia cotidiana na Rádio Câmara e no portal Muita Informação!, onde são analisados assuntos do dia-a-dia e que têm a ver com todos. Alguns temas são: ciúme, traição, depressão e a família, assédio moral, abuso sexual, medos e fobias, ódio nas redes sociais, inveja, machismo, racismo, discriminação social, bullying, suicídio, mentira entre outros sempre presentes em nossas vidas, direta e ou indiretamente. São mais de 35 anos de atividades profissionais. Seja bem-vinda! Seja bem-vindo! Mais informações em: https://sergiomanzione.com.br

Episodes

January 7, 2024 14 mins
00:25 – Como trabalhar a mente para lidar com as pressões e ataques nas redes sociais?
02:12 – O que leva uma pessoa desconhecida postar comentários atacando pessoas famosas, ou não, na internet? Qual a motivação?
04:25 – Como lidar com um paciente que passou por um ataque de ódio nas suas redes sociais?
06:35 – A frustração por não conseguir “likes” nas postagens pode trazer um sofrimento muito grave? É a necessidade de aceitaç...
Mark as Played
O fim do ano pode trazer instabilidade emocional por diversos motivos. O Natal pode trazer recordações boas, que não existem mais, e gerar tristeza. Na passagem de ano, as pessoas costumam fazer um “balanço” de tudo que fizeram e não fizeram, o que pode gerar frustrações, raiva, tristeza e até a chamada depressão de Natal. O importante é manter o foco na solução, não no problema. E, ao fazer projetos e metas para o Ano Novo, estip...
Mark as Played
00:10 – Na separação de um casal quem sofre mais o pai, a mãe ou a criança?
02:47 – A criação de um(a) filho(a), sendo os pais separados, pode afetar o desenvolvimento psicológico da criança, a ponto dela crescer frustrada e insegura?
06:22 – Quais são as consequências para vida adulta da criança educada e criada em um ambiente de brigas diárias? essa criança pode ter problemas de socialização e isolamento?
09:39 – A criança, ap...
Mark as Played
EM CASO DE VIOLÊNCIA, DENUNCIE! Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie. Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares. Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — Central de Atendimento à Mulher — e do Disque 100, que apura...
Mark as Played
00:10 – Existe um tempo para que o luto se desfaça?
01:46 – Há pessoa doentes em que as pessoas se preparam para a morte dela, mas como lidar com a morte repentina de alguém que estava em plena saúde?  Quais são as fases do luto?
05:01 – Quais são os sintomas que indicam que a pessoa precisa de uma ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra?
07:25 – Quais são os sinais e como a pessoa demonstra que está com a saúde mental ...
Mark as Played
00:10 – Recentemente o influenciador digital Rodrigo Amendoim foi encontrado morto em seu apartamento. É preciso ficar atento a quem faz uso das redes sociais, pois o número de suicídios é muito grande.
03:41 – As pessoas não creem que o influenciado morto tinha depressão, até porque o rapaz fazia humor na internet. As pessoas não percebem como os outros estão se sentindo?
06:12 – O Whatsapp e o Instagram são ferramentas muito po...
Mark as Played
September 15, 2023 17 mins
00:19 – 1. Como ajudar crianças e jovens a quebrar o silêncio e falar de suas dores?
04:16 – 2. O agressor também tem algum problema e por isso oprime?  Quais são os principais impactos? O que a sociedade pode fazer a respeito?
08:35 – 3. O que deve fazer para que o bullying seja encarado com seriedade? 4. O assunto bullying deve fazer parte do currículo escolar? 5. Falar é sempre a melhor opção? 6. Quais são as consequências p...
Mark as Played
✅Se você está sofrendo e precisa de ajuda, saiba que você não está só e é possível achar a solução para seus problemas. No Brasil, ligue 188 e fale com o Centro de Valorização da Vida (CVV).
00:10 – Por que setembro é o mês de prevenção do suicídio? Por que a campanha é chamada Setembro Amarelo? Por que amarelo? Por que é em setembro? Por que o dia 10 é o dia internacional de prevenção ao suicídio?
03:00 – Quais são as atividades...
Mark as Played
00:55 – A proximidade de um evento importante como casamento, primeiro dia de trabalho, ou estreia de uma peça teatral, pode causar uma crise de ansiedade?
01:48 – Crise de ansiedade é a mesma coisa que o ataque de pânico?
02:25 – O ambiente familiar conturbado pode contribuir para aumentar a ansiedade?
03:34 – Uma pessoa tem comportamento tranquilo, porém quando vai dar uma entrevista, essa ansiedade pode ter um bloqueio mental...
Mark as Played
00:10 – A rebeldia da criança tem a ver com a relação conflituosa dos pais?
02:45 – Como harmonizar a comunicação dos filhos de pais separados?
07:08 – Quais sinais que os pais devem notar que o filho está sofrendo no ambiente escolar?
11:48 – Como se manifesta a alienação parental?
Foi ao ar na Rádio Câmara FM em 11/07/2023
✅PODCAST PSICOLOGIA COTIDIANA Seja bem-vindo! Seja bem-vinda! O podcast Psicologia Cotidiana nasceu das...
Mark as Played
✅PROCURE AJUDA Caso você tenha pensamentos suicidas ou qualquer tipo de sofrimento, procure ajuda especializada com o ⁠CVV⁠ e nos ⁠CAPS (Centros de Atenção Psicossocial)⁠. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil. =================================== 00:10 – Por que a pessoa comete o suicídio?
0...
Mark as Played
May 3, 2023 14 mins
Diante de um fenômeno em expansão é preciso ter novas soluções e garantir a paz. É um tema que exige a discussão ampla envolvendo todos os segmentos da sociedade. Como lidar com esse assunto?
Foi ao ar na Rádio Câmara FM em 19/04/2023.
✅PODCAST PSICOLOGIA COTIDIANA Seja bem-vindo! Seja bem-vinda! O podcast Psicologia Cotidiana nasceu das compilações dos programas de rádio ao vivo. Tenho uma coluna semanal na rádio Câmara, e no Po...
Mark as Played
A resiliência, na Psicologia, refere-se à capacidade de retornar ao estado normal de equilíbrio emocional, após algum problema como, por exemplo, de adaptação a alguma mudança (casa, divórcio, luto, emprego), choque emocional, estresse, evento traumático, ou seja, quaisquer situações difíceis e estressantes. A resiliência tem a ver com voltar a um estado de bem-estar emocional, psicológico e físico.
12:42 – FOCO NA SOLUÇÃO: Pratiq...
Mark as Played
O ano só começa depois do carnaval para os que têm férias coletivas, férias escolares recesso parlamentar ou do Judiciário, para quem pode viajar no Verão, mas o ano só fica parado esse tempo todo mesmo para os que têm dinheiro. No Brasil real as pessoas trabalham o tempo todo para ter uma vida melhor, ou, apenas para sobreviver. Ouça as outras reflexões nesta entrevista na Rádio Nova Brasil.
00:00 – Terminando a maratona da folia,...
Mark as Played
December 29, 2022 12 mins
Final de ano é tempo da gente rever nossos comportamentos. Pensamos sobre as metas cumpridas e não cumpridas, fazemos planos para o próximo ano, e alimentamos a esperança da mudança para um ano muito melhor com paz e harmonia.
00:28 – 1. Chegamos ao fim de um ano complexo com as pessoas com um poder de compra baixo, além do clima ruim gerado pelas eleições. Novamente, todo mundo pedindo para o ano acabar, buscando essa energia de ...
Mark as Played
As festas de final de ano são um período festivo para muitos, mas pode, também, ser embalado pela tristeza e melancolia. O que fazer?
00:00 – 1. Como lidar com as emoções neste período natalino e de fim de ano? Porque sentimos um misto de felicidade, tristeza, melancolia e ansiedade?
02:44 – 2. Este sentimento que sentimos que não realizamos ainda tudo que devíamos ter feito, por que incomoda tanto?
04:20 – 3. As compras sucessi...
Mark as Played
Final de ano, é tempo da gente rever nossos comportamentos. Pensamos sobre as metas cumpridas e não cumpridas, fazemos planos para o próximo ano, e alimentamos a esperança da mudança para um ano muito melhor com paz e harmonia.
Muita gente sente melancolia, saudade dos parentes que partiram... Já outros ficam mais positivos, aproveitando a oportunidade de estar em família, feliz por um ano novo cheio de possibilidades estar chegan...
Mark as Played
PERGUNTAS DOS OUVINTES #63 00:09 – 1. Definitivamente, o que é ansiedade? Existe ansiedade normal?
04:13 – 2. Como diferenciar a tristeza da depressão?
06:33 – 3. Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Quando recorrer a cada um deles?
10:46 – 4. Como não adoecer com a correria do dia a dia? Quando devo procurar uma terapia?
Foi ao ar na Rádio Câmara FM em 07/12/2022.
✅PODCAST PSICOLOGIA COTIDIANA Seja bem-vindo! Seja bem-v...
Mark as Played
November 30, 2022 13 mins
A questão 41 do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de 2022, foi sobre a “Urgência Emocional”. Em um trecho diz: “[...]Temos pressa para ouvir “eu te amo”. Não vemos a hora que fiquem estabelecidas as regras de convívio: somos namorados, ficantes, casados, amantes? Urgência emocional. Uma cilada.”
Os relacionamentos não inspiram mais a mesma certeza de que são duradouros? O medo de ficar sem o(a) parceiro(a), ou, em última instâ...
Mark as Played
PERGUNTAS DOS OUVINTES nº062 00:23 – 1. Tenho medo de envelhecer, daqui a 5 anos faço 70 anos, como superar está fase do início da velhice?
02:53 – 2. Casa dia que passa a minha depressão aumenta, eu já tomo remédio, mas não adianta muita coisa, tem algum tratamento psicológico para melhorar a depressão?
06:20 – 3. Sofro constantemente de insônia, existe algum remédio natural ou respiração para me induzir ao sono?
08:13 – 4. Meu fi...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.