#ComoAssim é um podcast do PÚBLICO sobre fenómenos da cultura pop. Todas as semanas, a jornalista Inês Rocha desconstrói as nossas obsessões colectivas, para as compreender melhor. Publicado às quintas-feiras, às 16h.
Ser pai ou mãe nunca foi simples, mas no século XXI, a tarefa tornou-se ainda mais desafiante. As redes sociais não só impõem padrões irreais como bombardeiam os pais com regras contraditórias, produtos "essenciais" e julgamentos constantes. Educar filhos tornou-se um exercício de equilíbrio que muitas vezes leva os pais à exaustão.
O burnout, um distúrbio causado por exaustão física, emocional e mental, tem sido cada vez mais estu...
A era aplicações de encontros estará a chegar ao fim? Em Maio, um inquérito da Forbes Health a mil utilizadores norte-americanos concluiu que grande parte da Geração Z está cansada das aplicações de encontros. A dificuldade em encontrar uma boa ligação nas aplicações é apontada como a maior explicação para o cansaço.
O fenómeno verifica-se também no negócio: desde que entrou na bolsa, em 2021, até agora, o valor das acções do Bumbl...
Há quem encontre prazer no som de uma esponja a ser espremida ou no brilho de um chão acabado de lavar. Outros deliciam-se com o antes e depois de espaços desorganizados que se transformam em lugares imaculados. Despensas normais transformam-se numa espécie de loja de snacks – espaços dignos de figurar num catálogo.
Principalmente desde o início da pandemia de covid-19, o “Cleantok” explodiu, primeiro no TikTok e depois nas outras ...
Há pouco mais de uma década, o minimalismo invadiu os nossos ecrãs. Das redes sociais à televisão, uma ideia é repetida em todo o lado: menos é mais. O mote é “destralhar”: reduzir os nossos pertences e guardar apenas aquilo que nos traz real valor.
O estilo de vida baseia-se numa tendência anterior, vinda da moda, design e arquitectura, baseada em linhas rectas, simples, com tons neutros. O guarda-roupa cápsula, com peças neutras ...
No final da década passada, a Internet estava cheia de histórias de pessoas que tinham conseguido reformar-se mais cedo do que o normal. Bem mais cedo.
A maioria dos exemplos era norte-americana. Pessoas que viviam os primeiros anos de carreira de forma extremamente frugal, a poupar ao máximo, com o objectivo de aos 30, 40 anos, passarem a viver só do retorno dos seus investimentos.
A comunidade autodenominou-se FIRE: Financial Ind...
No último episódio de #ComoAssim, visitámos o retiro Diana Gathering, em Mação, organizado por Rute Caldeira e Tiago Farraia, um casal de professores de ioga e meditação. O encontro incluiu práticas como ioga, meditação, soundhealing e uma cerimónia de cacau, típicas de um universo espiritual que atrai cada vez mais seguidores: o movimento Nova Era.
Mas, além das práticas de bem-estar, neste movimento cresce também uma tendência in...
Nos últimos tempos parece ter havido uma espécie de milagre da multiplicação dos retiros espirituais: nas redes sociais, actrizes, cantoras e outros influenciadores digitais juntam-se a gurus espirituais, terapeutas e coaches para promover eventos em Bali, na Índia, nas Maldivas ou simplesmente em sítios remotos em Portugal.
Nos programas, planos de meditação, oga, banhos de som celestiais e práticas xamânicas. Há quem prometa mome...
Neste episódio de #ComoAssim, mergulhamos no lado negro da obsessão com a produtividade nas redes sociais.
O mundo da produtividade nas redes sociais tenta responder a um problema real da nossa sociedade: vivemos num mundo cada vez mais competitivo e frenético. Queremos fazer mais e melhor, subir na carreira mais rápido, experimentar começar aquele projecto com que sempre sonhámos.
Mas às vezes, encaixar tudo o que queremos fazer ...
Há três anos que Lucas Rodrigues, 23 anos, se dedica a cumprir desejos de pessoas anónimas, e a documentar tudo em vídeos nas redes sociais.
Apesar de ser um projecto recente, os números não o deixam adivinhar: a página "Lucas with Strangers" tem mais de dois milhões de seguidores no Tiktok e mais de 500 mil no Instagram.
No início oferecia apenas abraços e sorrisos, mas hoje oferece malas com 20 mil euros em dinheiro ou casas a qu...
Na última temporada de #ComoAssim, olhámos para fenómenos da cultura pop clássicos: para as nossas obsessões colectivas com livros, filmes e séries.
Mas em 2024, segundo um estudo global da norte-americana GWI, passamos em média 6 horas e 40 minutos por dia a olhar para ecrãs.
Por isso, na segunda temporada, o #ComoAssim olha para aquilo que consumimos online, quando navegamos nas redes sociais. Os loops e bolhas em que entramos se...
A série australiana Bluey, transmitida em Portugal pela Disney, tem sido um fenómeno de popularidade nos últimos anos. Fazem-se festas de anos temáticas, há livros a esgotar e brinquedos da Bluey em todas as lojas.
Mas esta não é só mais uma história sobre um desenho animado popular entre crianças. É mais do que isso.
Bluey é um fenómeno nas redes sociais — entre adultos. No Tiktok, a hashtag tem 8,8 mil milhões de visualizações. N...
O filme-concerto “Taylor Swift: The Eras Tour" deu-nos um pequeno vislumbre do entusiasmo que os fãs da cantora – os “swifties” - conseguem atingir quando se juntam.
Grupos de adolescentes em êxtase, a cantar em coro, e abanar as lanternas dos telemóveis ao ritmo da música. Jovens a dar as mãos e a formar um círculo, enquanto cantam em uníssono as músicas da sua cantora preferida. Tudo isto num cenário improvável – uma sala de cine...
Com 1 milhão e 200 mil espectadores, “Pôr do Sol” foi a série mais vista de sempre na RTP Play e a primeira série portuguesa a estar simultaneamente em duas plataformas de streaming: Netflix e Prime Video. Detém também o título de primeira ficção portuguesa com trigémeas.
O último episódio da segunda temporada foi exibido em nove salas de cinema pelo país, todas com lotação esgotada .
A banda Jesus Quisto lançou dois discos com mi...
São poucos os fenómenos pop portugueses capazes de esgotar, de uma assentada, três noites de Suberbock Arena, no Porto, quatro noites de Altice Arena, em Lisboa, e mais umas quantas salas (e estádios) por todo o país. Mas os "Morangos" conseguem.
Os gritos de fãs de todas as idades, nos concertos esgotados da digressão nacional dos D’ZRT deste ano, são uma espécie de eco do passado televisivo no Portugal presente.
Os Morangos com A...
Em 2022, as duas músicas mais ouvidas no Spotify pelos portugueses foram "Dançarina" e "Galopa" - ambas do brasileiro Pedro Sampaio, um dos maiores artistas de funk brasileiro da actualidade.
Já no Verão de 2023, a música mais ouvida no Spotify em Portugal foi "Tá OK", de Dennis DJ com o MC Kevin o Chris, que recupera um dos ritmos clássicos do funk carioca: o "tamborzão".
Nos últimos anos, o funk brasileiro ganhou um lugar cativo ...
A história de Colleen Hoover podia bem ser o enredo de um dos seus romances. Em 2011, a norte-americana trabalhava nos serviços sociais do Texas e vivia numa caravana com o marido e três filhos. Escreveu o seu primeiro romance, "Slammed" nos tempos livres e, sem o apoio de qualquer editora, em sete meses o livro chegou ao top de best-sellers do New York Times.
Mas as vendas dos livros da autora só explodiriam em 2020. Hoover tornou...
Quando a Netflix anunciou que ia fazer uma versão live action de One Piece, uma série adorada no Japão há mais de 25 anos, os fãs não ficaram animados. Porque o histórico de adaptações de animes, como são conhecidos os desenhos animados japoneses, não augurava boas notícias.
No entanto, a versão lançada pela plataforma de streaming em Agosto deste ano surpreendeu tudo e todos. A série chegou ao top da Netflix em 84 países, ...
"Tu não prendas o cabelo...", ouvimos a plateia do Centro Católico dos Operários do Porto cantar em uníssono, a plenos pulmões. "Que eu gosto de solto vê-lo / pois te fica muito bem / quando nele dá o vento".
O público sabe de cor as músicas de um ídolo improvável, que nunca conheceu a fama em vida: José Pinhal.
Nascido em 1952 em Santa Cruz do Bispo, Matosinhos, o músico animou os bares e arraiais do norte nos anos 70 e 80. Acabou...
Todos já nos deparamos com fenómenos culturais que não somos capazes de explicar. Coisas que nos deixam a pensar: mas... Como Assim?
Neste novo podcast do PÚBLICO, vamos olhar para as nossas obsessões colectivas e desconstrui-las. Vamos mergulhar nestes mundos com genuína curiosidade, para ir além das ideias pré-concebidas.
#ComoAssim, com a jornalista Inês Rocha, às quintas-feiras no site do PÚBLICO ou nas aplicações de podcast, a...
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations. Follow now to get the latest episodes of Dateline NBC completely free, or subscribe to Dateline Premium for ad-free listening and exclusive bonus content: DatelinePremium.com
The Burden is a documentary series that takes listeners into the hidden places where justice is done (and undone). It dives deep into the lives of heroes and villains. And it focuses a spotlight on those who triumph even when the odds are against them. Season 5 - The Burden: Death & Deceit in Alliance On April Fools Day 1999, 26-year-old Yvonne Layne was found murdered in her Alliance, Ohio home. David Thorne, her ex-boyfriend and father of one of her children, was instantly a suspect. Another young man admitted to the murder, and David breathed a sigh of relief, until the confessed murderer fingered David; “He paid me to do it.” David was sentenced to life without parole. Two decades later, Pulitzer winner and podcast host, Maggie Freleng (Bone Valley Season 3: Graves County, Wrongful Conviction, Suave) launched a “live” investigation into David's conviction alongside Jason Baldwin (himself wrongfully convicted as a member of the West Memphis Three). Maggie had come to believe that the entire investigation of David was botched by the tiny local police department, or worse, covered up the real killer. Was Maggie correct? Was David’s claim of innocence credible? In Death and Deceit in Alliance, Maggie recounts the case that launched her career, and ultimately, “broke” her.” The results will shock the listener and reduce Maggie to tears and self-doubt. This is not your typical wrongful conviction story. In fact, it turns the genre on its head. It asks the question: What if our champions are foolish? Season 4 - The Burden: Get the Money and Run “Trying to murder my father, this was the thing that put me on the path.” That’s Joe Loya and that path was bank robbery. Bank, bank, bank, bank, bank. In season 4 of The Burden: Get the Money and Run, we hear from Joe who was once the most prolific bank robber in Southern California, and beyond. He used disguises, body doubles, proxies. He leaped over counters, grabbed the money and ran. Even as the FBI was closing in. It was a showdown between a daring bank robber, and a patient FBI agent. Joe was no ordinary bank robber. He was bright, articulate, charismatic, and driven by a dark rage that he summoned up at will. In seven episodes, Joe tells all: the what, the how… and the why. Including why he tried to murder his father. Season 3 - The Burden: Avenger Miriam Lewin is one of Argentina’s leading journalists today. At 19 years old, she was kidnapped off the streets of Buenos Aires for her political activism and thrown into a concentration camp. Thousands of her fellow inmates were executed, tossed alive from a cargo plane into the ocean. Miriam, along with a handful of others, will survive the camp. Then as a journalist, she will wage a decades long campaign to bring her tormentors to justice. Avenger is about one woman’s triumphant battle against unbelievable odds to survive torture, claim justice for the crimes done against her and others like her, and change the future of her country. Season 2 - The Burden: Empire on Blood Empire on Blood is set in the Bronx, NY, in the early 90s, when two young drug dealers ruled an intersection known as “The Corner on Blood.” The boss, Calvin Buari, lived large. He and a protege swore they would build an empire on blood. Then the relationship frayed and the protege accused Calvin of a double homicide which he claimed he didn’t do. But did he? Award-winning journalist Steve Fishman spent seven years to answer that question. This is the story of one man’s last chance to overturn his life sentence. He may prevail, but someone’s gotta pay. The Burden: Empire on Blood is the director’s cut of the true crime classic which reached #1 on the charts when it was first released half a dozen years ago. Season 1 - The Burden In the 1990s, Detective Louis N. Scarcella was legendary. In a city overrun by violent crime, he cracked the toughest cases and put away the worst criminals. “The Hulk” was his nickname. Then the story changed. Scarcella ran into a group of convicted murderers who all say they are innocent. They turned themselves into jailhouse-lawyers and in prison founded a lway firm. When they realized Scarcella helped put many of them away, they set their sights on taking him down. And with the help of a NY Times reporter they have a chance. For years, Scarcella insisted he did nothing wrong. But that’s all he’d say. Until we tracked Scarcella to a sauna in a Russian bathhouse, where he started to talk..and talk and talk. “The guilty have gone free,” he whispered. And then agreed to take us into the belly of the beast. Welcome to The Burden.
"SmartLess" with Jason Bateman, Sean Hayes, & Will Arnett is a podcast that connects and unites people from all walks of life to learn about shared experiences through thoughtful dialogue and organic hilarity. A nice surprise: in each episode of SmartLess, one of the hosts reveals his mystery guest to the other two. What ensues is a genuinely improvised and authentic conversation filled with laughter and newfound knowledge to feed the SmartLess mind. Subscribe to SiriusXM Podcasts+ to listen to new episodes of SmartLess ad-free and a whole week early. Start a free trial now on Apple Podcasts or by visiting siriusxm.com/podcastsplus.
The World's Most Dangerous Morning Show, The Breakfast Club, With DJ Envy, Jess Hilarious, And Charlamagne Tha God!