Com dois ou três truques, toda a gente consegue fazer os melhores ovos mexidos do mundo, as melhores batatas fritas ou o melhor bife. Às vezes, a diferença entre uma comida sublime e comida má está só na quantidade de manteiga, na variedade da batata ou no momento em que pomos o sal no bife. Ricardo Dias Felner, aka O Homem que Comia Tudo, diz-lhe tudo sobre cozinha e restaurantes no podcast mais saboroso do Expresso. Novos episódios todas as quintas-feiras.
Na Pensão Flor, Alfredo queria tomar conta de tudo, só ele acha que sabe fazer as coisas como deve ser. Mas só cozinha três dias por semana. Tem uma horta nas traseiras, é caçador e pescador, e serve iguarias como caldo de feijão, nabiças e chouriça, coelho bravo com molho vilão, truta com jamón e escabeche de perdiz com vinagre caseiro. Um restaurante &oac...
O que faz um azeite ser “topo de gama”? Ricardo Felner foi a uma prova de azeites e ficou encantado. As colheitas mais recentes, límpidas, deixaram-no impressionado, mas para muitos portugueses, azeite bom é azeite com tulha ou ranço. E está tudo bem com isso.
Mas se alguém perguntar a Ricardo Felner se ele quer um garrafão de azeite “lá da terra”, ele vai, pr...
O mundo das sopas é vasto e ancestral, antigamente punha-se uma panela de ferro sobre um fogo de chão e cozia-se o almoço ali com o que houvesse. Hoje em dia temos a vida facilitada: quem tem uma varinha mágica ou uma Bimby pode confeccionar sopas aveludadas e saborosas, mas parece que os restaurantes não querem saber disso: a sopa não dá prestígio, a sopa não d&a...
No centro de Lisboa, “vendem-se tangas, vende-se muito estilo e pouca uva”, afirma Ricardo Felner, que tem estado a comer melhor nos bairros da periferia como Camarate. Lá, nesse “vão de escada do aeroporto de Lisboa”, encontrou pérolas como o Tita & Mamã Preta, onde come barriga de atum grelhada e polvo guisado são-tomense, ou a oficina de koji de João Alves.
&E...
Apesar de, como afirmou no episódio anterior, ter achado 2025 um ano fraco em termos de inovação gastronómica, Ricardo Felner comeu muito bem e elabora a lista dos melhores pratos que comeu como os pastéis de peixe do Cantinho da Ameixoeira ou o cozido do Oficina, no Porto.
Uma lista de pratos e restaurantes para conferir em 2026, se não teve ainda oportunidade de experimentar. Às ve...
Ricardo Felner recorda o seu 2025 gastronómico e dá-nos conta da falta de inspiração nos pratos que comeu ao longo do ano. Será que essa é a tendência para 2026, tudo chocho?
Há também que ter em conta o factor económico: os portugueses parecem estar cada vez a comer menos fora, e já não pedem tantas garrafas de vinho às refeiçõe...
Ano novo, ementa nova? Ricardo Felner foi investigar as virtudes do menu semanal para tentar descobrir se é treta ou se funciona mesmo na organização das refeições lá em casa.
Ricardo Felner sonha um dia fazer Beef Wellington mas diz que nunca tem tempo, porque o jantar é sempre inventado uma hora antes. Por causa disso, pediu ajuda a uma amiga para tentar desvendar a arte (ou o segr...
Gosta muito de pão com manteiga? Procure alternativas. Oiça esta republicação de um dos episódios mais ouvidos do d’O Homem Que Comia Tudo.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
As coisas bonitas da vida são redondas, tal como um pastel de nata, diz Ricardo Dias Felner nesta ode ao doce que é o cartão de visita de Portugal. Quase todos são bons? Quase. Recorde este episódio do podcast O Homem Que Comia Tudo.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Mesmo que vá contra as modas da política, não podemos negar a influência islâmica em Portugal, desde a linguagem à comida. Foram cinco séculos de domínio do Islão nas terras do Gharb al-Andalus numa altura que Bagdade criava tendências, qual Nova Iorque da altura.
No entanto, não existe literatura suficiente que faça jus a essa influência e n&ati...
Cozidos há muitos. Em Espanha temos a olla podrida, a inspiração mais que provável para o nosso cozido e a china tem um cozido monumental, conhecido como “panela de fogo” ou “hot pot”. Um pouco por todo o mundo encontramos panelas de caldo forte e carnes variadas, couves e legumes. Mudam-se os modos, mudam-se alguns temperos e idiomas mas a preparação não &eac...
Omissões no cozido levam a tragédias, mas também chamar cozido a uma pilha de carnes, enchidos e legumes aleatórios não devia ser chamado de cozido à portuguesa, mas é o que muitos restaurantes servem por 12 euros.
Para se comer um cozido de excelência é preciso esperar pelo tempo certo, quando as matanças do porco começam e aguardar que o frio curta as car...
Está disposto a sofrer pelo momento? Quando se bebe qualquer tipo de bebida alcoólica é isso que acontece. Ricardo Dias Felner vai buscar os dados e explica-nos porque é que este flagelo não vai desaparecer.
Portugal é o campeão do consumo de bebidas alcoólicas e isso reflete-se também na produção: somos o 5º maior produtor da Europa. Pode-se at&eacut...
Pedro Bastos é o fornecedor de peixe e marisco dos melhores restaurantes de Portugal de do mundo. Só lá fora existem 50 restaurantes que direta ou indiretamente contam com os serviços do “peixeiro dos chefes Michelin”, como é conhecido. Ricardo Dias Felner entrevista o empresário que trata o peixe por tu.
Mesmo comprando em lota, Pedro Bastos sabe distinguir um peixe tratado de ...
Não há nada mais típico que uma tasca: local de convívio informal e comida despretensiosa, com “copos de três” e balcão corrido. O fenómeno das “neo-tascas”, restaurantes que se inspiram nesse conceito de comida portuguesa com um twist, continua a tradição mas com um requinte diferente e lista de espera a condizer.
Serão as “neo-tasca...
Sempre que abre um Honest Greens, a fila estende-se para lá da rua que acolhe cada franchise desta marca espanhola que promete comida saudável, sem gorduras e amiga do ambiente. Será que o “hype” é justificado? Ricardo Felner foi experimentar o Honest Greens de Alvalade e ficou fã do húmus. E o resto?
No Honest Greens de Alvalade, comia-se húmus de pistácio e vitel...
Nos tempos pré-Ventura, antes do chinfrim medroso propagado pelas redes sociais, os portugueses achavam os restaurantes indostânicos “fofinhos” mas a comida era sempre a mesma. Isso mudou, e hoje, na capital, podemos comer comida verdadeira e com muito sabor
Nos últimos 10 anos, com a entrada massiva de cidadãos indianos, bengalis, nepaleses e paquistaneses, Lisboa passou a ser uma das capitai...
Existe uma ideia generalizada que a cozinha é um conjunto de segredos mas, segundo o que apurou Ricardo Felner, isso é só uma meia verdade: há pequenos truques que os chefes preferem guardar para si para se protegerem.
Uma viagem até ao mundo dos “truques” de culinária que, afinal, não são assim tão misteriosos quanto o empregado preguiçoso nos quer f...
Há muitos anos que Ricardo Dias Felner ouve falar das lendárias pimentas do Xico. Mas só agora surgiu a oportunidade de o visitar. Aos 71 anos, Xico é uma verdadeira referência na comunidade portuguesa de apaixonados pelo picante — um universo que reúne produtores de malaguetas, fabricantes de molhos e consumidores dedicados. O grupo, ou “os mal...
Ricardo Dias Felner tinha uma missão quase impossível: fazer uma feijoada para 4 pessoas numa hora. Inspirado pela música de Chico Buarque “Feijoada Completa”, siga as dicas para uma feijoada de comer e chorar por mais.
Esta é daquelas receitas que até com feijão de lata fica bem. Será que existe um truque infalível?
See omnystudio.com/listener for privacy informati...
Two Guys (Bowen Yang and Matt Rogers). Five Rings (you know, from the Olympics logo). One essential podcast for the 2026 Milan-Cortina Winter Olympics. Bowen Yang (SNL, Wicked) and Matt Rogers (Palm Royale, No Good Deed) of Las Culturistas are back for a second season of Two Guys, Five Rings, a collaboration with NBC Sports and iHeartRadio. In this 15-episode event, Bowen and Matt discuss the top storylines, obsess over Italian culture, and find out what really goes on in the Olympic Village.
The 2026 Winter Olympics in Milan Cortina are here and have everyone talking. iHeartPodcasts is buzzing with content in honor of the XXV Winter Olympics We’re bringing you episodes from a variety of iHeartPodcast shows to help you keep up with the action. Follow Milan Cortina Winter Olympics so you don’t miss any coverage of the 2026 Winter Olympics, and if you like what you hear, be sure to follow each Podcast in the feed for more great content from iHeartPodcasts.
Listen to the latest news from the 2026 Winter Olympics.
If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.
Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations. Follow now to get the latest episodes of Dateline NBC completely free, or subscribe to Dateline Premium for ad-free listening and exclusive bonus content: DatelinePremium.com