No podcast Diário de um Cientista, ouvimos histórias sobre o lado pessoal da ciência. O que faz alguém decidir ser cientista? O que torna os objectos de estudo irresistíveis para quem os investiga? Aline Flor, jornalista do Azul, e Joel Alves, investigador do Biopolis-Cibio e da Universidade de Oxford, coleccionam histórias sobre o lado B da ciência, narradas na primeira pessoa por investigadores.
Ainda há mistérios sobre como se forma a madeira das árvores? Ana Campilho, investigadora do Biopolis-Cibio na área do desenvolvimento e evolução de plantas, fala-nos da inspiração que encontra no tecido condutor morto que ainda assim deixa fluir a vida. A página de um diário que começa em Julho 2008.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um Cientista é produzido por Aline Flor e Jo...
O bullying não é comum entre os animais — mas é muito presente entre os humanos. Patrícia Beltrão, estudante de doutoramento na área da ecologia comportamental, estuda bullying no mundo natural mas reflecte sobre o fenómeno no universo académico. A página de um diário que começa em Junho de 2023.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alv...
Há quem diga que somos o que comemos, mas e o que bebemos? Sofia Coimbra, estudante de doutoramento na área do microbioma de ambientes agrários, conta como durante a pandemia desafiou provadores de vinho a abrirem a boca quando se pedia para ela estar fechada. A página de um diário que começa em Setembro de 2020.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Alin...
Quantas pessoas saberão o que fazer ao encontrar uma víbora? Margareta Lakušić, estudante de doutoramento na área da evolução de répteis, conhece quem prefira cruzar-se com um urso ao invés destes répteis. A página de um diário que começa a 20 de Junho de 2020, e vai ser lida em inglês.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com so...
Qual é o animal mais bonito do mundo? Mariana Ribeiro, estudante de doutoramento na área da genética da conservação, fala-nos do seu amor à primeira vista pela palanca negra. A página de um diário que começa em Abril de 2017.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carrilho.
O p...
Sabia que existem póneis das montanhas que conseguem sobreviver a um frente-a-frente com uma alcateia de lobos? Mas hoje precisam de uma ajuda humana para não desaparecerem. Joana Freitas, estudante de doutoramento na área da genética da conservação e gestão da vida selvagem, fala-nos dos garranos de Corno de Bico que lutam contra a extinção. A página de um diário que começa em Dezembro de 2023.
O artigo referido no final do episód...
Qual o sentido da vida de uma doutoranda num voo decidido no último minuto? Joana Marques, investigadora do Biopolis-Cibio na área da ecologia das plantas e dos ecossistemas, agarra-se à sua colecção de líquenes. A página de um diário que começa em Novembro de 2011.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coe...
Com quantas fotografias de telemóvel se faz um projecto de investigação? Patrícia Guedes, investigadora do Biopolis-Cibio na área da ecologia de florestas tropicais, conta-nos como por vezes basta apenas uma, desde que se mostre à pessoa certa. A página de um diário que começa em Dezembro de 2021.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um Cientista é produzido por Aline Flor e Joel A...
Que perguntas coloca a si mesmo um cientista religioso? Eugénio Silva, estudante de doutoramento na área da genómica evolutiva, fala de como a ciência e a religião se complementam na sua vida. A página de um diário que começa… no século XIX.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de Andr...
O que traz a escuridão quando a noite cai nas lagoas do deserto? José Carlos Brito, investigador do Biopolis-Cibio na área da biodiversidade dos desertos e regiões áridas, fala-nos do que se esconde nestes oásis biológicos durante o dia mas que retorna à noite quando todos dormem. A página de um diário que começa em Outubro de 2008.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um Cientista ...
O que faz um cientista para viajar no tempo? Como se olha para o passado com… um berbequim? Diana Lobo, investigadora do Biopolis-Cibio nas áreas da ecogenómica e da bioinformática, conta-nos os segredos que se escondem em caves sem janelas mas com muita história. A página de um diário que começa em Janeiro de 2018.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por A...
Afinal, para que serve o sexo? Raquel Ribeiro, especialista em comunicação do Biopolis-CIBIO na área da biodiversidade, volta aos seus tempos de cientista e partilha algumas das dificuldades em realizar estudos de comportamento, especialmente quando estes são demasiado… gráficos. A página de um diário que começa em Abril de 2006.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é p...
Como nasce a curiosidade por outras culturas e latitudes? Jorge Rocha, investigador do Biopolis-Cibio na área da genética evolutiva humana, recorda uma caderneta de cromos que despertou em criança um fascínio que mantém até hoje. A página de um diário que começa em 1972.
O artigo referido no final do episódio de hoje pode ser lido aqui.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nun...
Como se pescam lagartos nas praias de Gaia? Joaquim Filipe Faria, estudante de doutoramento na área da parasitologia e biologia comportamental, dá instruções enquanto explica como a biodiversidade vai muito além do que via no National Geographic. A página de um diário que começa na Primavera de 2015.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carri...
O olhar dos gatos cativa muita gente, mas poderá mudar um percurso de vida? Beatriz Alves, estudante de doutoramento na área da ecologia da conservação da vida selvagem, conta como se apaixonou por felídeos, desde os domésticos até aos selvagens. A página de um diário que começa em Abril de 1992.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carrilho....
É possível desenvolver empatia por musgos? Helena Hespanhol, investigadora do Biopolis-Cibio na área da ecologia e conservação, guia-nos com uma lupa para explorar estas pequenas florestas que gostam de ser borrifadas. A página de um diário que começa algures em 2003.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carrilho.
O projecto Diário de um Cie...
Lembra-se da última vez que ouviu um coro de relas na natureza? Marisa Naia, estudante de doutoramento na área da ecologia e comunicação de ciência no Biopolis-Cibio, usa o som para encontrar a vida que ainda persiste nos charcos de Mindelo. A página de um diário que começa em 1987.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carrilho.
O projecto D...
O que tem uma mulher de vermelho em comum com peixes machos que engravidam? Nuno Monteiro, investigador do Biopolis-Cibio na área de ecologia comportamental, explica. A página de um diário que começa em Agosto de 1984.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carrilho.
O projecto Diário de um Cientista nasce de uma parceria entre a associação ci...
O que acontece quando um cientista e uma jornalista entram num bar? Aline Flor, jornalista do Azul, e Joel Alves, investigador do Biopolis-Cibio e da Universidade de Oxford, coleccionam histórias sobre o lado B da ciência, narradas na primeira pessoa por investigadores.
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carrilho.
O projecto Diário de um C...
No podcast Diário de um Cientista, ouvimos histórias sobre o lado pessoal da ciência. O que faz alguém decidir ser cientista? O que torna os objectos de estudo irresistíveis para quem os investiga?
O podcast Diário de um cientista é produzido por Aline Flor e Joel Alves, com sonoplastia de Nuno Coelho e ilustrações de André Carrilho. Uma série para ouvir este Verão.
O projecto Diário de um Cientista nasce de uma parceria entre a a...
Two Guys (Bowen Yang and Matt Rogers). Five Rings (you know, from the Olympics logo). One essential podcast for the 2026 Milan-Cortina Winter Olympics. Bowen Yang (SNL, Wicked) and Matt Rogers (Palm Royale, No Good Deed) of Las Culturistas are back for a second season of Two Guys, Five Rings, a collaboration with NBC Sports and iHeartRadio. In this 15-episode event, Bowen and Matt discuss the top storylines, obsess over Italian culture, and find out what really goes on in the Olympic Village.
Listen to the latest news from the 2026 Winter Olympics.
The 2026 Winter Olympics in Milan Cortina are here and have everyone talking. iHeartPodcasts is buzzing with content in honor of the XXV Winter Olympics We’re bringing you episodes from a variety of iHeartPodcast shows to help you keep up with the action. Follow Milan Cortina Winter Olympics so you don’t miss any coverage of the 2026 Winter Olympics, and if you like what you hear, be sure to follow each Podcast in the feed for more great content from iHeartPodcasts.
Saskia Inwood woke up one morning, knowing her life would never be the same. The night before, she learned the unimaginable – that the husband she knew in the light of day was a different person after dark. This season unpacks Saskia’s discovery of her husband’s secret life and her fight to bring him to justice. Along the way, we expose a crime that is just coming to light. This is also a story about the myth of the “perfect victim:” who gets believed, who gets doubted, and why. We follow Saskia as she works to reclaim her body, her voice, and her life. If you would like to reach out to the Betrayal Team, email us at betrayalpod@gmail.com. Follow us on Instagram @betrayalpod and @glasspodcasts. Please join our Substack for additional exclusive content, curated book recommendations, and community discussions. Sign up FREE by clicking this link Beyond Betrayal Substack. Join our community dedicated to truth, resilience, and healing. Your voice matters! Be a part of our Betrayal journey on Substack.
Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations. Follow now to get the latest episodes of Dateline NBC completely free, or subscribe to Dateline Premium for ad-free listening and exclusive bonus content: DatelinePremium.com