Fotografia Pensante

Fotografia Pensante

Fotografia Pensante é um canal de democratização da cultura fotográfica e de aperfeiçoamento estético e profissional. Idealizado por um dos maiores professores de fotografia do país, o Mestre Osvaldo Santos Lima e patrocinado pela Omicron Escola de Fotografia. Aqui iremos discutir fotografia para além dos chavões de fotometria e lentes, câmera e sensores. Iremos além da técnica para abraçarmos a fotografia com o espírito livre de quem quer aprender a construir uma carreira sólida sem se esquecer da poética da imagem. Fotografia feita com o coração. Vamos embarcar juntos nesta jornada?

Episodes

April 11, 2024 23 mins
Imagine puxar um livro na estante, de forma aleatória, e abrir em qualquer página. Ler o primeiro parágrafo e comentar ao vivo em um podcast! Esta é a nova ideia do professor e fotógrafo Osvaldo Santos Lima em seu podcast "Fotografia Pensante".

Uma maneira criativa de falar de fotografia, aprender e ensinar esta arte que tanto amamos. Se tiver qualquer questão fotográfica mande para @osvaldosantoslima (insta) que faremos um podcast ...
Mark as Played
Neste podcast o fotógrafo Osvaldo Santos Lima comenta como a maioria das pessoas nega o quanto a reflexão e a dor são importantes motores criativos para a nossa fotografia. Uma reflexão interessante sobre fotografia, maneiras de enxegar a realidade e as diversas máscaras que nos obrigamos a usar em sociedade.

Para refletir.

Quer estudar fotografia com o Professor Osvaldo em sua escola?

Acesse: https://omicronfotografia.com.br
Mark as Played
Pensar a carreira vai além de marketing e finanças. Estabelecer o que estudar em sua escala de prioridades ajudará a entender as novas tecnologias e sua importância para a sua carreira. Pensamento crítico não é produzido por IA mas pode ser minado por hypes tecnológicos,

Mais um podcast que te ajudará a refletir sobre a ssua carreira.

Quer saber de nossos cursos? https://omicronfotografia.com.br

Fale com a Omicron: @omicronfoto
Mande u...
Mark as Played
January 19, 2024 29 mins
A fotografia não pode ser reduzida a uma câmera ou lente. Fotografia é luz e seu entendimento estético e técnico. Não há linguagem fotográfica sem que ela esteja escrita por meio da luz. O Professor e fotógrafo Osvaldo Santos Lima expõe de maneira apaixonada os desafios para transformar o seu aprendizado da fotografia em uma carreira de sucesso.

O Podcast Fotografia Pensante é patrocinado pela Omicron Escola de Fotografia
Mark as Played
Você trabalha com fotografia e o tédio se apoderou de você? Então você precisa ouvir esta profunda reflexão sobre fotografia, mercado e documentarismo. O Professor Osvaldo Santos Lima passa um pouco da sua experiência em mais de 37 anos de fotografia. Fotografia contra o tédio se tornará um novo curso que visa destravar a criatividade e fomentar uma produção autoral.
Mark as Played
December 1, 2023 21 mins
Neste podcast eu comento como a música e a literatura foram importantes para a minha formação estética. E de que maneira você pode se beneficiar da arte para amdurecer esteticamente e melhorar a sua fotografia. Quer conversar comigo? Mande sua mensagem para o insta @osvaldosantoslima

Saudações Fotográficas
Mark as Played
Qual é o primeiro passo para quem pensa na fotografia de maneira séria? Para se profissionalizar ou para produzir grandes imagens mesmo que de maneira amadora, pelo amor à arte.

Neste podcast falo do primeiro e óbvio passo mas que muitos não sabem e que acaba dificultando quem deseja transforma a sua fotografia.

As reflexões deste podcast irão te ajudar a dar o primeiro passo em sua jornada. E, para quem já fotografa, tenho várias di...
Mark as Played
A disciplina do erro é o método para que você encontre a sua verdadeira fotografia. "Tenha orgulho do seu erro"! Pois ele é a sua visão do mundo. O Professor Osvaldo Santos Lima mostra que errar é um método para se chegar a sua essência fotográfica. Erre, erre muito e se orgulhe dos seus erros.

Um grande apreendizado!
Mark as Played
Qual será o futuro da fotografia com a inteligência artificial competindo na produção de imagens. Dou a minha sincera opinião sobre algumas áreas que se tonarão promissoras mesmo com o avanço da IA geradora de imagens dentro do mercado fotográfico.

Quer ficar a par dos desafios que a IA irá criar? Ouça este podcast!

Inscreva-se em nosso mailing para receber conteúdos de qualidade: http://fotografiapensante.com.br

Saudações fotográfica...
Mark as Played
Henri Cartier-Bresson é considerado um dos melhores fotógrafos da história. Vamos entender juntos o porquê desta fama e como o método de Bresson pode ser replicado nos dias atuais. Mas cuidado. Inspiração não é cópia! Também falo disso.

ah, e se você quer receber conteúdos exclusivos sobre fotografia acesse www.fotografia documental.com.br para se inscrever. Prometo que farei uma ótima curadoria de conteúdo para ti.

Saudações Fotográ...
Mark as Played
Em 3 décadas de ensino da fotografia aprendi que tão importante quanto estética e técnica é se trabalhar a mentalidade do fotógrafo. Ser um profissional está além de se tirar boas fotos. A construção de uma carreira passa por um primeiríssimo passo essencial.

Ser de fato um aprendiz e se livrar das prisões mentais do ego e da arrogância.

Ouça o podcast e vamos refletir juntos sobre o assunto!

Saudações fotográficas,

Osvaldo Santos Lima
...
Mark as Played
Aorender com grandes mestres é tudo que todos nós sonhamos. E isso é possível ao analisarmos atentamente a produçnao de um fotógrafo com a qualidade de Bresson. O que muita gente desconhece é que Bresson deixou não apenas um acervo fotográfico maravilhoso mas grandes textos falando do fazer fotográfico. E hoje vou reagir a um destes textos: O imaginário segundo a natureza.

Vou ler e comentar pequenos trechos em que Bresson se dedica...
Mark as Played
3 grandes livros que te farão um melhor fotógrafo. Receita infalível para você enquadrar melhor, entender que a fotografia está além de modinhas passageiras.

Para quem quer ir adiante no aprendizado fotográfico e tornar seu trabalho relevante.

Se você quer saber mais sobre o professor Osvaldo Santos Lima entre em seu Instagram: https://www.instagram.com/osvaldosantoslima/

Quer fazer um bom curso de fotografia:
https://omicronfotografi...
Mark as Played
Exercício prático e simples para você melhorar o seu enquadramento e ampliar a sua criatividade fotográfica. Qualquer um pode realizar este exercício até mesmo com um celular. Mas lembre: Não pode trapacear. O segredo aqui é seguir as regras e, garanto para você, em pouco tempo você será mais assertivo e criativo em seus trabalhos fotográficos.

Quer saber mais de nosso trabalho? HTTPS://omicron fotografia.com.br

E me siga no instagra...
Mark as Played
August 30, 2023 20 mins
Um novo negócio me ensinou como trabalhar em meu antigo negócio. E é disso que eu falo quando uso o termo renovação! Viver o novo novamente com a experiência de quem tem uma empresa com quase 4 décadas de atuação.

Ouça pois acredito que ajudará a você renovar a sua experiência profissional também.
Mark as Played
O grátis sai caro já diz a sabedoria popular. Neste podcast o professor Osvaldo Santos Lima relata que a isca do grátis, oferecida cada vez mais pelas redes sociais, entrega um enorme volume de promessas vazias e quiquilharia digital. Tira seu foco e atenção na sua busca por resultados extraordinários.

Como sempre uma ótima reflexão muito além da técnica!

Mark as Played
Muitos alunos me perguntam quanto eu devo cobrar pelo meu trabalho fotográfico? Antes de chegarmos a um valor é necessário um primeiro passo: a construção de seu produto e uma boa pesquisa da sua concorrência. E é disto que este Podcast vai tratar. Vamos lá!
Mark as Played
Da maneira direta que só o Professor Osvaldo sabe falar ele alerta sobre as mais diversas armadilhas que podem te impedir em ter sucesso como um fotógrafo profissional. Quer ser um profissional na fotografia. Economize muito tempo com estas dicas incríveis.
Mark as Played
Vamos fazer de 2022 o seu ano. Aquele ano que será lembrado como o ano da virada onde deixaremos todo mal da pandemia e da preguiça para trás. Quer saber como começar a sua carreira fotográfica? Então ouça este podcast. E Feliz Natal!
Mark as Played
Em meus 35 anos de fotografia eu nunca vi um momento tão promissor para os iniciantes no mercado fotográfico. Cabe a você saber aproveitar este momento e alavancar a sua carreira.
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.