Minutos de Ciência

Minutos de Ciência

O Podcast Minutos de Ciência, do Canal Exon, é uma iniciativa de divulgação científica da Exon Cursos e Orientações. Os episódios irão relatar descobertas e outras informações científicas obtidas a partir de artigos publicados em periódicos científicos ou do noticiário veiculado pela mídia tradicional.

Episodes

August 1, 2021 5 mins
O funcionamento de nosso organismo depende da manutenção da temperatura interna em um valor constante. Por esse motivo, durante o frio o hipotálamo coordena importantes reações fisiológicas que têm por objetivo produzir calor e evitar sua perda pelo organismo.
Mark as Played
Você sabia que existem abelhas solitárias, que não fazem colmeia? Que existem abelhas do tamanho de besouros? Que existem abelhas sem ferrão? Que alguns criadores alugam suas abelhas? Que as abelhas estão em declínio populacional? Nesse episódio, convidamos a Dra. Natália Araújo para falar sobre esses e outros assuntos muito interessantes sobre abelhas. Venha ouvir!
Mark as Played
Áudio obtido a partir da Live "Mudanças climáticas e pandemias: uma perspectiva evolucionista", apresentada no Facebook no dia 15/08/20 e também disponibilizada no Canal Exon (YouTube). Participaram da Live os Profs. Drs. Fábio Mesquita (Exon Cursos), Luana Basso e Luiz Nali. Foram discutidos vários aspectos da ação antrópica relacionados às alterações do clima e surgimento de epidemias e pandemias, ressaltando a importância da tom...
Mark as Played
As diferentes atividades humanas têm levado ao acúmulo, na atmosfera, de gases que promovem uma maior retenção de energia térmica no planeta. Nesse episódio, foi realizada uma entrevista com a cientista climática Dra. Luana Basso, que abordou em detalhes esse fenômeno de aquecimento global, suas consequências climáticas e os efeitos previstos dessas alterações para um futuro não muito distante.
Mark as Played
A Covid-19 é uma doença nova, contra a qual ainda não há nenhuma forma de tratamento comprovadamente eficaz. Nesse contexto, diversas pesquisas têm sido realizadas na busca de soluções efetivas. A transfusão de plasma sanguíneo de pessoas que se curaram da doença para aquelas que estão sofrendo de um quadro grave da doença é uma das estratégias que será testada no Brasil em alguns centros de pesquisa.
Mark as Played
A Covid-19, provocada pelo novo coronavírus, é uma doença contagiosa que se tornou pandêmica em poucos meses. Nesse episódio, entrevistamos o Prof. Dr. Luiz Nali, virologista, que nos trouxe informações importantes sobre o vírus e a doença que ele causa.
Mark as Played
September 3, 2019 8 mins
A vida nas cidades, com praças e parques arborizados e comida farta fornecida pelas pessoas, tem atraído muitas aves. Entretanto, os ruídos do tráfego urbano tem estressado essas aves que, para superar as dificuldades de comunicação, passam a desempenhar suas atividades durante a noite.
Mark as Played
Nesse primeiro episódio fazemos uma breve apresentação do projeto desse podcast e, em seguida, fazemos a apresentação de um artigo do site da Revista Pesquisa Fapesp: "Contra-ataque à febre amarela"
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.