Donas da P* Toda

Donas da P* Toda

Um podcast sobre carreira, comportamento e feminismos. As jornalistas Larissa Guerra e Marina Melz conversam sobre temas que não estão nas capas das revistas e trazem ângulos não tão comuns para assuntos da moda. Novos episódios todas as terças-feiras!

Episodes

April 23, 2024 56 mins

Apego não é papo de hoje, embora desapego pareça que sim. Em 1950 os psicanalistas John Bowlby e Mary Ainsworth desenvolveram a chamada Teoria de Apego. Eles estudaram de que forma os bebês se comportavam ao serem separados dos seus cuidadores e dividiram esse sentimento em quatro “tipos” vamos dizer assim: apego seguro, ansioso, evitativo e desorganizado.

E o que nós, mulheres adultas, temos a ver com isso? Pois bem. Lá pela déca...

Mark as Played

Com a vassoura durante a faxina, uma coreô com as amigas, em casal. Dançar é uma atividade múltipla e cheia de leituras. Tem gente que ama, tem gente que diz ou acha que não consegue. Aqui é assim. A Marina Melz ama mexer o corpo nos sambas e tem o forrózinho na sala com o Bruno Stolf como um dos momentos mais deliciosos da vida. Já a Larissa Guerra, apesar das aulas de jazz na infância, garante que não leva muito jeito para os mov...

Mark as Played

O primeiro lugar na lista de livros mais vendidos no The New York Times é o livro O Ato Criativo, de Rick Rubin. Nos últimos dias aconteceu o SXSW, evento nos Estados Unidos onde criatividade é o assunto que ou está no título ou no contexto de quase todas as palestras - seja conectado a inteligência artificial ou comportamento, tanto faz. A Economia Criativa está em alta. Em abril acontece a programação do World Creativity Day em m...

Mark as Played
April 2, 2024 42 mins

Elas estão sendo chamadas de Sephora Kids. Em vídeos que se multiplicam principalmente no Tik Tok, a rede mais acessada por essa faixa etária, crianças e adolescentes percorrem lojas da gigante do setor de beleza testando produtos, comprando itens que não são nenhum pouco destinados a esse público. Pra piorar, muitas vezes até tratando mal funcionários da rede.

Para a maior parte delas, tudo não passa de uma grande brincadeira. Te...

Mark as Played

Uma só mochila, funcional e cheia de coisas. Uma bolsa pequena, que garante o mínimo necessário. Várias sacolas, compartimentadas entre roupa de academia, marmita, computador e uma infinidade de cacarecos. Crianças. Compras de mercado. Estamos sempre carregando alguma coisa.


As fotos diárias que a Marina Melz manda para a Larissa Guerra parecendo um mancebo de tantas sacolas inspiraram esse episódio, que é papo de amigas para...

Mark as Played

Mudar de trabalho quando a carreira está em um bom momento ou de cidade quando há pessoas amadas por perto. Terminar uma sociedade mantendo uma bonita amizade. Encerrar um relacionamento amoroso sem brigas ou traumas. Tomar uma atitude quando há uma crise parece a própria falta de opção, enquanto tomar as rédeas da situação e buscar o novo antes do trauma chegar parece ser um ato de coragem.

A Daniela Feldens e a Gabriela Domingos...

Mark as Played

Criadas na base da novela das nove (onde inveja era sinônimo de roubar o que era da outra: seja um marido, um bebê ou muito dinheiro) e atormentadas pelos pecados capitais, fomos ensinadas que inveja era coisa de gente má. Mas, será?


Neste papinho de amigas, falamos do que temos inveja, contamos o que distingue admiração e inveja pra nós e como lidamos com admitir que, adivinha? Nós também sentimos.

------------------


...

Mark as Played

Esta semana é Dia Internacional da Mulher. Tempo de relembrar lutas e avistar o caminho imenso que ainda tempos por percorrer, assim como aquele que ficou pra trás. Por isso, escolhemos como tema deste conteúdo especial o que a socióloga Ingrid Gerolimich define como "a grande revolução".


A amizade entre a Larissa Guerra e a Marina Melz traz a intimidade que permite conversas bonitas neste podcast. Estar com amigas ...

Mark as Played

“Homem fazendo homice”. “Que horror gostar de homem”. “Tinha que ser homem, né?”. “Não tem filhos, mas é casada com um homem, dá na mesma”. “Nem todo homem, mas sempre um homem”. E a maior de todas: a figurinha “por essas e outras razões eu poderia ficar 10h em um palanque falando mal de homem”. 

Embora essas frases estejam muito presentes nas rodas de conversa hoje, ela tem nome há tempos. O termo heteropessimismo foi cunhado em 2...

Mark as Played

Aos 76 anos, com as unhas longas e coloridas que foram sua assinatura, os figurinos exuberantes e a voz marcada para sempre na música brasileira, Alcione é tema de enredo da Mangueira em 2024 e já disse que “sempre é tempo de mudar o que não gostamos na nossa personalidade. Mas eu não quero mudar mais não. Tô ótima assim”. 

A Ana Paula Padrão virou uma voz contra o etarismo quando viralizou dizendo que “as pessoas dizerem que não p...

Mark as Played
February 13, 2024 43 mins

Era 2020 e conversávamos sobre o "novo normal" imposto pela pandemia. O uso da tecnologia no auge, um vislumbre de regeneração da natureza com os humanos presos em casa, uma perspectiva de mais empatia. Quatro anos e muitos traumas depois, os trabalhos estão retornando ao presencial, a crise ambiental se impõe e... bem, não estamos vivendo lá a era da empatia.

Nesta época em que estamos falando de perspectivas de futuro, ...

Mark as Played
February 6, 2024 42 mins

Criado em 1947 por Robert Oppenheimer - sim, o mesmo criador da bomba atômica - e outros cientistas norte-americanos, o Relógio do Juízo Final mostra o quão simbolicamente o mundo estaria perto do apocalipse. 

Esse tal relógio já moveu os ponteiros 25 vezes desde então e no final de janeiro, foi anunciado que os ponteiros seguirão em 2024 apontando que estamos a “90 segundos da meia-noite". A ameaça de uma nova corrida armamen...

Mark as Played
January 30, 2024 39 mins

Medo de não viver a vida que você se propôs viver. De não saber o que você verdadeiramente deseja. De nunca se sentir suficiente. Medo de só pagar contas e não conseguir nada mais do que sobreviver. De não se aposentar. De não conseguir ser o exemplo que deseja para os filhos. De morrer antes deles.
Na performance da vida adulta, muitas vezes não sobra espaço para conversarmos sobre nossos medos. Tal qual os mostros que imagináv...

Mark as Played

Meses atrás ouvimos "sustentar o desconforto" pela primeira vez como uma ferramenta de autoconhecimento e de consciência de classe. Foi no Shift Festival e quem plantou essa pulga atrás da nossa orelha foi a antropóloga Carol Delgado.

Em um tempo em que tanta coisa acontece junto-ao-mesmo-tempo, termos a capacidade de sentir desconforto e a opção de transformá-lo em alguma coisa é muito instigante.

Por isso chamamos a C...

Mark as Played

Lulu Santos que nos abençoe, porque a temporada de 2024 começa com um papo de amigas sobre o tal “vamos viver tudo o que há pra viver, vamos nos permitir”.

No fim do ano pipocaram memes com variações sobre essa permissividade. Desde o "vamos nos demitir" até "que tal não viver tudo o que há pra viver?" e o nosso favorito "vamos viver mais ou menos tudo o que há pra viver".

Conversamos sobre como isso...

Mark as Played
December 19, 2023 34 mins

Enquanto esperamos as retrospectivas do ano, já estamos com os olhos em 2024. E de formas bem diferentes. A Larissa Guerra começa a planejar o ano pelo prisma da astrologia. Já a Marina Melz olha para o ano novo como um exercício de autoconhecimento. E você, adota ou não a meta de leitura? (Spoiler: é polêmico!)

Contamos nesse episódio com duas participações muito especiais. A Isadora Moraes Vieira, que é psicóloga, faz metas desde...

Mark as Played
December 12, 2023 48 mins

Segundo algumas vertentes da psicanálise, o afeto da vergonha acontece a partir do encontro de duas coisas. A primeira, é nos apropriarmos do nosso corpo. Só conseguimos sentir vergonha a partir da sensação de estarmos na nossa própria pele. A segunda é a existência do outro: a vergonha é sempre em relação a alguém. Há quem diga até que neste afeto mora a certeza de que os outros, mesmo que não estejam no mesmo ambiente, nos consti...

Mark as Played
December 5, 2023 39 mins

Falamos muito sobre como somos orientadas ao cuidado. Fazer com que as pessoas ao nosso entorno se sintam acarinhadas, amadas e confortáveis é uma preocupação quase constante - e muitas vezes quase inconsciente. Mas e quando o jogo vira? Quando alguém cuida da gente?

O parceiro que tomou conta dos afazeres domésticos pra você descansar. A amiga que organizou todo o rolê pra você nem precisar pensar. Os colegas de trabalho que se u...

Mark as Played

Antes de vestir o sapatinho de cristal, Cinderela foi gata borralheira, sofreu desilusões familiares e ficou totalmente desacreditada da vida. Antes de conquistar, efetivamente, o emprego dos sonhos, Andy teve que encarar assédios morais de todos os tipos em O Diabo Veste Prada.

Esses exemplos compartilham de uma ordem de acontecimentos: primeiro muita dor, depois a conquista. Dias de luta pra depois virem os dias de glória, sabe ...

Mark as Played

Há muito tempo o tal “projeto verão” - e coloque aqui projeto casamento, formatura, férias, tanto faz - nos incomoda. Geralmente porque um “projeto” desses é a soma entre dieta restritiva e atividade física além da conta para conquistar um corpo mais perto do padrão - mesmo que isso seja desaconselhado por todos os profissionais de saúde. Isso sem contar que os “projetos” dão a entender que só com esse “sacrifício” é possível aprov...

Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.