ArcHChannel

ArcHChannel

Fala ARQ, tudo 100% com você? Sejam bem-vindos ao meu canal! Por aqui, eu crio e compartilho conteúdos exclusivos com o objetivo de capacitar profissionais de TI - sejam Desenvolvedores, Arquitetos, QAs, POs, Techleads, entre outros papeis técnicos. Meu objetivo é turbinar a sua carreira técnica com conhecimentos focados em arquitetura de soluções, software, sistemas e tecnologia. Bora para o próximo nível? Então se inscreva por aqui 👊

Episodes

July 20, 2023 44 mins
Padrões de projeto são soluções já testadas e comprovadas para problemas comuns de software. Eles ajudam os desenvolvedores a criar códigos mais organizados, reutilizáveis e fáceis de manter, economizando tempo e dinheiro no longo prazo.

Neste vídeo, exploramos como esse Padrão de Projeto Service Per Team pode impulsionar a arquitetura de seus projetos, fornecendo escalabilidade, autonomia e responsabilidade clara por cada serviço.


V...
Mark as Played
Abstrações são conceitos fundamentais na programação orientada a objetos (POO) que permitem criar modelos genéricos ou abstratos de objetos do mundo real. Elas fornecem uma forma de representar características e comportamentos comuns a diferentes objetos em uma hierarquia de classes.

Uma abstração pode ser definida como uma classe abstrata ou uma interface. Ambas têm o propósito de fornecer um nível de abstração, mas existem diferen...
Mark as Played
Existem várias maneiras de aplicar o Single Responsibility Principle (SRP) ao código. Uma maneira é dividir a lógica do código em diferentes classes ou módulos que realizam tarefas específicas. Isso pode ajudar a evitar a criação de classes sobrecarregadas com muitas responsabilidades, o que pode tornar o código mais difícil de manter.
Em geral, a aplicação do Single Responsibility Principle ao código pode ajudar a melhorar a quali...
Mark as Played
O Single Responsibility Principle (Princípio de Responsabilidade Única) é um princípio do SOLID, este princípio enfatiza a importância de cada classe ter apenas uma responsabilidade, ou seja, uma classe deve ter apenas uma razão para mudar.
Ao seguir o Single Responsibility Principle, o código se torna mais modular, testável e flexível, o que ajuda a garantir a qualidade e eficiência do software. Em resumo, o Single Responsibility P...
Mark as Played
Você tem dificuldade de aplicar ao seu dia a dia aquilo que tem aprendido sobre arquitetura? No conteúdo de hoje vou mostrar a você como vencer esta barreira e avançar em sua carreira como arquiteto.
Mark as Played
Neste primeiro conteúdo da série sobre SOLID vamos explicar o que é SOLID e também falaremos sobre os principais benefícios de aplicar os 5 princípios.


Mark as Played
Neste breve conteúdo eu divido importantes dicas que podem fazer total diferença na sua evolução profissional como um arquiteto na área de TI.
Mark as Played
Neste breve conteúdo, eu explico de forma resumida os principais motivadores que deveriam nortear a decisão de um profissional de TI se tornar um arquiteto de software.

Eu também passo um overview das responsabilidades primárias de um arquiteto de software.
Mark as Played
Descubra neste conteúdo super objetivo os principais prós e contras em se adotar técnicas de cache na sua arquitetura de TI (ou seja arquitetura de software,
arquitetura de soluções, arquitetura de sistemas etc)
Mark as Played
Neste conteúdo super sintetizado, falamos de forma rápida e objetiva sobre as 10 principais atribuições de um arquiteto de software.
Mark as Played
As premissas arquiteturais devem ser sempre o norte para as escolhas de um arquiteto na área de TI, principalmente para escolher padrões, práticas e abordagens.
Mark as Played
Neste vídeo falamos sobre a importância em se desenhar a camada de dados fazendo uso de MDL 2.0.

A modelagem de dados, quando feita utilizando as técnicas corretas previne sérios problemas e eleva a longevidade das suas aplicações.
Mark as Played
Você sabia que com a utilização de um framework é possível manter os benefícios da micro componentização mesmo com uma quantidade menor de componentes arquiteturais em seu projeto?
Neste último vídeo da nossa série sobre arquitetura de microsserviços, eu trago um conteúdo que mostrará para você as vantagens que o uso de um framework pode trazer para o seu projeto. Principalmente quando falamos de projetos mais simples, onde a utiliz...
Mark as Played
Neste conteúdo explicamos como os programas que você arquiteta libera memória RAM da memória Stack e da memória Heap.

Hashtags:
#memória ram,
#liberação de memória ram,
#liberação de memória ram como acontece,
#memória ram liberação softwares,
#arquiteto de TI,
#arquitetura de software,
#arquiteto de software,
#arquiteto de soluções,
#arquiteto corporativo,
#arquitetura de TI,
Mark as Played
January 17, 2023 4 mins
Neste conteúdo falaremos sobre algumas estratégias muito interessantes para fazer uso de cache, e com elas ARQ a sua solução de arquitetura de software será muito mais acertada, afinal trabalhar com cache não é simplemente adotar o uso de redis ou memcached.
Mark as Played
ARQ você sabia que muitos problemas de aplicações ocorrem na memória por que os profissionais não sabem como ela funciona?
Bora entender tudo oque você precisa para arquitetar suas soluções de software com qualidade?
Hashtags deste conteúdo
#arquitetura de software,
#arquitetura de soluções,
#arch,
#pisani da arch,
#arquiteto de software,
#memoria ram,
#ram,
#alocação memoria,
#memoria ram cuso,
#alocação de memória,
#linguagem c,
#memória ram,
...
Mark as Played
Frameworks de arquitetura de TI são muito importantes não só para a entrega de trabalhos de arquitetura consistentes, como também para o desenvolvimento do arquiteto e dos profissionais do seu time de arquitetura.
No conteúdo de hoje você vai entender como os frameworks ajudam os arquitetos a executarem trabalhos de arquitetura de maneira padronizada e como isso reflete positivamente no dia a dia e na carreira deste profissional.
Ag...
Mark as Played
Neste breve conteúdo falamos sobre o motivo de se fazer bons estudos, embasados e fundamentados nas suas premissas arquiteturais, RAs e VAs para determinar o melhor caminho na definição de qualquer tipo de arquitetura na área de TI, ou seja, arquitetura de soluções, arquitetura de software, arquitetura corporativa entre outras.


HASHTAGS:
#arquiteturadesoftware,
#arquitetodesoftware,
#arquitetodesistemas,
#arquitetodeTI,
#arquiteturadeTI,
...
Mark as Played
Entre no nosso grupo do Telegram e seja notificado COM CERTEZA, sempre que um novo conteúdo for lançado:
https://t.me/pisanidaarch

Conheça a nossa rede social focada em arquitetura:
https://one.archoffice.tech
Mark as Played
Neste conteúdo falamos de forma sintetizada os principais pontos em comum entre os tipos de arquitetos, variáveis arquiteturais (VAs) e Requisitos Arquiteturais (RAs)
Hashtags:
#arquitetura de software,
#ras_e_vas,
#vas_e_ras,
#ras,
#vas,
#requisitosarquiteturais,
#variaveisarquiteturais
#arquitetodeTI,
#arquiteturadeTI,
#arquitetodesoftware,
#arquitetodesoluções,
#arquitetocorporativo,
#tiposdearquitetosdeTI,
#tiposdearquiteto,
#atividadesemcomum...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.