A Vida de Seu Nesello, Por Ele Mesmo

A Vida de Seu Nesello, Por Ele Mesmo

Em 2010, o descendente de italianos, Henrique Pedro Nesello começou a gravar suas memórias em áudio, com a intenção de publicar um livro sobre sua vida. Nascido em 1930, em Marcelino Ramos, RS, a saga deste homem desbravador e de sua família está aqui em sua própria voz. Registro muito importante que ajuda também a relatar os desafios da colonização italiana no Brasil. Falecido em 2019, a ideia do livro se adaptou aos tempos e virou uma série de podcasts, com mais de 60 capítulos.

Episodes

February 25, 2022 8 mins
Dizem que um homem nunca deixa de ser um menino. No último episódio da última temporada desta série de podcasts que contaram a vida deste grande homem e menino, Seu Henrique lembra das amizades e, muito emocionado, deixa um último recado para sua família. NOTA DO EDITOR: Obrigado a quem acompanhou. Foi uma honra pra mim me dedicar a isso. Cuca.
Mark as Played
Seu Henrique sabia que esta mensagem seria entregue e caprichou. Em um misto de despedida e pedido de desculpas (imagina, não há nada a se desculpar!), vasculha sua memória em busca das pessoas que foram importantes em sua vida. Um episódio emocionante, para toda a eternidade.
Mark as Played
February 11, 2022 9 mins
Mais do que de um pai se faz uma família com uma mãe. Neste episódio, Seu Henrique faz uma homenagem a sua companheira de jornada, Dona Etgele Maria Barpi Nesello. Ele relembra sobre um dos momentos mais sensíveis de suas vidas, quando sua esposa ficou doente, acamada por anos, e ninguém sabia do que se tratava.
Mark as Played
February 2, 2022 7 mins
Na abertura da quarta e última temporada da saga de Seu Henrique, nosso protagonista e narrador nos fala sobre o que guiou sempre sua trajetória e sua vida.
Mark as Played
September 24, 2021 11 mins
Quem diria que uma pessoa humilde e trabalhadora receberia uma homenagem em vida por seus serviços prestados à cidade que ajudou a desenvolver. Neste episódio Seu Henrique Nesello conta da grande emoção que teve na vida ao ser homenageado pela Câmara dos Vereadores e a Prefeitura Municipal de Toledo no Paraná.
Mark as Played
September 17, 2021 11 mins
A capacidade de aprender e ensinar esteve com Seu Henrique até o final de sua vida. Quase com 80 anos ele se misturou no meio dos jovens e entrou para a faculdade, marcando seu espaço e a memória das pessoas com seu entusiasmo.
Mark as Played
September 10, 2021 9 mins
Seu Henrique relembra as batalhas das doenças que teve na terceira idade e como as enfrentou. Uma aula de fé, esperança e otimismo. Como ele mesmo respondia a um como-vai: "Cada dia mais jovem e mais bonito!"
Mark as Played
September 3, 2021 7 mins
Não há sucesso sem trabalho. A família Nesello é sinônimo de empenho, dedicação, competência e carinho. Seu Henrique se orgulha da prole que criou até os netos que já estão no negócio da família.
Mark as Played
August 29, 2021 11 mins
Na terceira e última temporada de nosso podcast, Seu Henrique conta por que e como a família deixou Toledo no Paraná, percorrendo o país em busca de um lugar onde pudesse ficar raízes e o trabalho, a que são tão dedicados, desse os frutos que tanto merecem. Encontraram Palmas.
Mark as Played
Só faz amigos quem tem valor. E foram tantos na vida que Seu Henrique fez! No último episódio da segunda temporada, nosso protagonista nos fala sobre alguns deles e suas diversões, bem como, os prêmios que recebeu, entre eles uma homenagem da Câmara de Vereadores de Toledo, que muito o emocionou. Na próxima temporada, a terceira e última etapa de sua vida em Palmas, Tocantins.
Mark as Played
Neste episódio, Seu Henrique fica possesso com capitalismo americano, com a reserva de mercado e com a patente das sementes de milho.
Mark as Played
April 16, 2021 6 mins
Na segunda parte dessa história. no meio de compra e não compra, descubra o que acabou acontecendo com a tentativa de aprimorar a genética das matrizes de suínos no Paraná.
Mark as Played
April 10, 2021 6 mins
Com uma comitiva de suinocultores, Seu Nesello embarca para a viagem mais distante que fez. Ele vai para os Estados Unidos realizar uma série de visitas técnicas a criadores americanos de suínos. Escute para saber o que ele achou de nossos brothers do hemisfério norte.
Mark as Played
April 2, 2021 12 mins
Seu Henrique é convidado para fazer um curso que mudaria a sua vida e seu entendimento sobre política, economia e o como o mundo funciona: o CEPE da ASDEG — Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.
Mark as Played
Para comprar a sede própria da APS em Curitiba, seu Henrique promove uma rifa de dois Fiat 147. Só que no meio do caminho, algo inacreditável acontece. Escute até o final para saber.
Mark as Played
As responsabilidades e iniciativas como presidente da Associação Paranaense de Suinocultores não param. Neste episódio seu Henrique conta algumas delas que muito contribuíram e são importantes até hoje para a atividade.
Mark as Played
March 12, 2021 7 mins
Seu Henrique enfrenta o primeiro desafio maior da Associação Paranaense de Suinocultura. Com muita habilidade, traz a presidência nacional para perto e resolve o problema dos registros de animais.
Mark as Played
February 26, 2021 13 mins
Como homem do campo, trabalhador e líder de um setor, Seu Henrique conquistou uma macrovisão de economia que nos explana neste episódio, enaltecendo a importância da educação para o sucesso do Brasil.
Mark as Played
February 19, 2021 15 mins
Em nome da suinocultura do Paraná, Seu Henrique se embrenha pelo Nordeste brasileiro em busca de benchmark, que na época se chamava de "troca de experiências". Ele descobre grandes iniciativas que mudaram sua percepção sobre a economia mais ao norte do país.
Mark as Played
February 15, 2021 7 mins
None
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.