Papo com Juremir Machado

Papo com Juremir Machado

Podcast com comentários políticos e sociais do colunista do Correio do Povo Juremir Machado da Silva. Novos episódios todos os finais de semana.

Episodes

August 27, 2021 4 mins
O Brasil vive dias incandescentes, a palavra me parece, não pode ser outra. Lula e Bolsonaro ocupam as manchetes do dia nos jornais do país, numa polarização já familiar.
Mark as Played
O ministro da economia, Paulo Guedes, é um milionário todos sabem que ele é um homem muito rico. Fundador de banco, empresário, homem do setor financeiro; até aí nada demais. Não é proibido e nem criticável ser rico.

Porém, volta e meia, parece desconhecer o mundo real, sempre refém de sua bolha.
Mark as Played
August 25, 2021 6 mins
25 de agosto de 2021, dia de lembrar outro dia 25, o de 1961 data em que o então presidente da república Jânio Quadros renunciou e abriu uma gigantesca crise no país. Mas por que? Ele nunca explicou direito.

Os três ministros miliares da época resolveram que o vice presidente João Goulart era uma ameaça comunista.
Mark as Played
August 24, 2021 5 mins
Hoje é 24 de agosto, dia de lembrar o suicídio de Getúlio Vargas. O presidente brasileiro com o maior impacto, certamente, na vida política no país da sua história.

Entre golpes, ditaduras e corrupção o que ainda se faz presente daquela época nesse atual Brasil?
Mark as Played
August 23, 2021 5 mins
Estamos vivendo novamente no Brasil, um tempo de politização das forças armadas e das polícias militares. É algo que normalmente não traz bons resultados, é o tal do coquetel explosivo.

O governador João Doria Jr. afastou da polícia militar de São Paulo, por indisciplina, o coronel Aleksander Lacerda.
Mark as Played
August 20, 2021 6 mins
O mundo muda, nem todos percebem, as mudanças comportamentais são gigantescas. Há uma nova sensibilidade no ar, e quem não vê isso acaba batendo com a cara na parede.

O cantor Sérgio Reis deu declarações polêmicas, fez bobagem pregando a violência contra ministros do STF.
Mark as Played
August 19, 2021 5 mins
De onde não se espera, é que não vem mesmo. O Talibã tomou o poder no Afeganistão, deu entrevista coletiva dizendo que adotaria um tom mais moderado mas já começou a matar. Bastou o povo ir as ruas para que o tiroteio começasse.

O Talibã não gosta da democracia, é inimigo dela, a enxerga como um obstáculo.
Mark as Played
August 18, 2021 5 mins
A variante delta está aí, provoca surtos, provoca mortes e internações. As pessoas que estão vacinadas estão mais protegidas, mas o perigo continua.

A vacinação está um tanto desorganizada, seria necessária uma mobilização global para que a vacina chegasse a todos.
Mark as Played
August 17, 2021 5 mins
Dois personagens chamaram a atenção nos últimos dias, o cantor Sérgio Reis e o General Heleno.

Esse tipo de declaração do General Heleno, assim como a fala se Sérgio Reis; não ajuda o Brasil neste momento. Colocam lenha na fogueira, acendem ressentimentos, estimulam interpretações errôneas e favorecem um clima de polarização e desconforto.
Mark as Played
August 16, 2021 4 mins
Vinte anos depois, o Afeganistão está novamente nas mãos de extremistas, do Talibã. Fracassou totalmente a ocupação americana, após duas décadas devolveram o país aos que o dominavam de maneira sangrenta.
Mark as Played
August 13, 2021 5 mins
Roberto Jefferson, o presidente do PTB, foi preso por falas que ameaçam a democracia. Há pouco tempo, assisti um vídeo onde ele aparece com dois revólveres dizendo cobras e lagartos sobre instituições e personagens destas.

Vivemos uma época de extremos.
Mark as Played
August 12, 2021 5 mins
Qual é a imagem que se tem no senso comum do político? Aquela imagem do pássaro que matreiramente, canta de um lado e faz o ninho no outro para despistar. Tivemos dois casos assim na votação do voto impresso.

Alguns que se declararam contra, votaram a favor; enquanto outros que apoiavam a ideia votaram contra.
Mark as Played
August 11, 2021 5 mins
A questão do voto impresso está em princípio resolvida, o plenário da Câmara dos deputados votou e enterrou a ideia. No voto o presidente Jair Bolsonaro ganhou, teve mais votos a favor da sua ideia do que contra; mas não o suficiente para aprovar uma emenda constitucional.
Mark as Played
August 10, 2021 5 mins
A ideia de fazer um desfile de tanques em Brasília, ainda mais num dia em que há uma votação importante de matéria de interesse do governo, não é boa. Sujeito a diversas interpretações, transmite um ar de ameaça, algo que em uma democracia não se deve fazer.

O ministro da educação, Milton Ribeiro, também não foi feliz em declaração recente.
Mark as Played
August 9, 2021 4 mins
Há uma situação alarmante no estado do Rio Grande do Sul, a situação do magistério estadual. O professores estão sem aumento salarial há sete anos, em outras palavras, eles tem o poder aquisitivo corroído pela inflação.
Mark as Played
August 6, 2021 6 mins
Há uma crise entre os poderes da república no Brasil, a briga está declarada. O presidente da república, Jair Bolsonaro, não se esconde para dizer o que pensa de membros do STF (Supremo Tribunal Federal); especialmente dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

O presidente do STF, Luis Fux, normalmente mais moderado; cancelou a reunião entre os presidentes dos poderes e apontou o dedo para Bolsonaro.
Mark as Played
August 5, 2021 6 mins
Deputados continuam namorando com sistema eleitoral chamado de "Distritão", que é certamente o pior do mundo. Utilizado apenas em dois países no mundo todo, Afeganistão e Jordânia, o sistema acaba por privilegiar aqueles mais famosos e com maior poder econômico em detrimento das minorias.

É o momento do Brasil ficar atento as mudanças que estão sendo encaminhadas, será este o melhor caminho?
Mark as Played
August 4, 2021 5 mins
Parece que o Internacional tem o projeto de construir duas grandes torres, ali junto ao Beira-Rio, o que faria de uma delas o prédio mais alto do Rio Grande do Sul.

O terreno doado pela prefeitura deve seguir os padrões autorizados pelo Plano Diretor previsto nos termos da doação. Embora as torres planejadas neste empreendimento imobiliário não estejam de acordo com os padrões autorizados.
Mark as Played
August 3, 2021 5 mins
Entrei naquela fase da vida em que se fica ao mesmo tempo cético e irônico. Com aquela sensação de que tudo já aconteceu e que tudo se repete, como farsa, como tragédia, de alguma forma. Tudo reaparece.

Embora tudo seja aparentemente novo, surgem também as disputas de gerações, onde os velhos são sempre nostálgicos.
Mark as Played
August 2, 2021 5 mins
Confesso que estou encantado com os jogos Olímpicos, talvez por ser ainda uma época de pandemia e por ficar muito em casa; os jogos tem sido uma janela para o mundo.

É claro que me interesso pelo desempenho brasileiro, esse patriotismo adquirido ainda na infância na Copa do mundo de 1970. E fico deslumbrado com o esforço dos atletas.
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.