Olhar Estratégico

Olhar Estratégico

Esse é o podcast "Olhar Estratégico" com a produção e apresentação do Prof. Marcos Lara, onde recebe acadêmicos, empresários e empreendedores para refletirem juntos sobre os desafios que a realidade brasileira impõe para a aplicação dos conceitos de Estratégia de Negócios nos mais diversos setores. O Prof. Marcos Lara é economista e tem na sua formação 2 doutorados: em Ciências Sociais e em Educação, além de 3 mestrados: em Economia, em Filosofia e em Educação. Na academia já lecionou nos cursos de graduação e de pós graduação de grandes escolas de negócios no Brasil como ESPM, FAAP, Ibmec e, atualmente, no Insper (desde 2001) nas disciplinas de Gestão Estratégica, Marketing, Sustentabilidade, Pensamento Crítico e Ética juntamente com outras atividades de gestão educacional. Nessas instituições desenvolveu e aplicou vários programas voltados à formação de docentes do nível superior priorizando as metodologias ativas. Essa experiência possibilita a atividade de Avaliador Externo que desenvolve para o MEC/Inep junto à instituições da educação superior em todo o país. Na área empresarial atuou por muitos anos como executivo em grandes empresas nacionais e internacionais nas áreas de estratégia/gestão/marketing. Hoje é consultor de empresas prestando serviços aos mais diversos setores da economia dirigindo processos de Modelagem de Negócios. Caso queira conversar comigo sobre este podcast ou outro assunto de seu interesse use o endereço deste podcast no Instagram que é: olhar.estrategico onde estarei esperando pelo seu contato.

Episodes

December 10, 2020 44 mins
Nesse episódio eu recebo o professor e consultor Auro Honda e, juntos, refletimos sobre "Negociação", esse tema tão importante sempre, porém com mais relevância em tempos de crise como a que vivemos atualmente.
Mark as Played
Nesse episódio eu recebo o professor, pesquisador e consultor André Duarte para refletirmos sobre o ótimo projeto Campo-Favela, que ele representa em nome de um conjunto de professores e alunos do Insper que mostra, na prática, como o conhecimento acadêmico pode ser posto a serviço da solução de problemas da sociedade que a cerca. Este projeto distribuiu mais de 33 tons. de alimentos para comunidades da periferia e moradores de rua...
Mark as Played
November 26, 2020 43 mins
Nesse episódio eu recebo o economista e professor João Máscolo para refletirmos sobre os exemplos que o mundo já nos deu para saída de graves crises como a que se desenha para o Brasil para o período de pós pandemia.
Mark as Played
November 19, 2020 66 mins
Nesse episódio eu recebo o pesquisador, consultor e professor titular da cadeira de Marketing do Insper, Danny Claro, para refletirmos sobre a necessidade de embasar as decisões estratégicas sobre dados reais apurados por pesquisas bem estruturadas, principalmente em épocas de crise, como a que enfrentamos atualmente pela pandemia da covid-19.
Mark as Played
November 12, 2020 52 mins
Nesse episódio eu recebo dois grandes economistas, João Máscolo e Otto Nogami, para a terceira roda de conversa Sextou, na qual refletimos sobre os caminhos viáveis para a saída da crise atual que desafia nosso país, agravada pela pandemia do Covid 19.
Mark as Played
November 5, 2020 53 mins
Nesse episódio eu recebo o professor e consultor Aloísio Buoro para refletirmos sobre os desafios que se apresentam na área de gestão de pessoas e equipes às empresas que adotam o escritório remoto na sua estrutura operacional.
Mark as Played
October 29, 2020 52 mins
Nesse episódio eu recebo o empresário e professor Edison Kalaf e o professor e coordenador da pós graduação do Insper Guy Cliquet para refletirmos sobre as questões estruturais que se apresentam à empresa no momento da definição estratégica de adoção do escritório remoto como forma de operação buscando garantir a produtividade e eficiência dos colaboradores e cuidando para que a cultura da empresa não se perca nas relações à distân...
Mark as Played
October 22, 2020 40 mins
Esse episódio é o segundo de uma serie de roda de conversas realizadas às sextas-feiras (por isso o nome de Sextou) com dois grandes economistas, João Máscolo e Otto Nogami, para refletirmos sobre os sinais apontados pela Macroeconomia que indicam que a Macro Gestão de uma sociedade tem problemas que precisam de atenção.
Mark as Played
October 15, 2020 39 mins
Nesse episódio eu recebo o advogado e professor André Camargo para refletirmos sobre os desafios apresentado pela pandemia à Governança Corporativa das empresas e as vantagens de se contar com a presença da área jurídica ao longo de todo o processo da Gestão Estratégica, da formulação à implantação.
Mark as Played
October 8, 2020 42 mins
Nesse episódio eu recebo o Prof. Guy Cliquet para refletirmos sobre o movimento mundial da gestão de empresas através de escritórios remotos e suas implicações sobre os resultados das empresas e nos seus relacionamentos com os públicos internos e externos.
Mark as Played
October 1, 2020 44 mins
Nesse episódio eu recebo o professor e consultor Aloísio Buoro que atua na área de pessoas e gestão de equipes. Juntos refletimos sobre a emoção do medo trazido pela pandemia que vivemos e seus efeitos sobre a vida das empresas e das pessoas.
Mark as Played
September 24, 2020 37 mins
Nesse episódio eu recebo dois economistas, ambos professores, João Máscolo e Otto Nogami, para refletirmos juntos sobre as condições da gestão no sentido macro de sua abrangência e importância. Nele são destacados os fundamentos e propósitos da gestão de uma sociedade e suas distorções.
Mark as Played
August 20, 2020 48 mins
Nesse episódio eu recebo o Planejador Financeiro e Patrimonial especialista em Estratégia de Prosperidade, Rodrigo Bussab. Juntos, refletimos sobre as angústias e as dúvidas que as pessoas enfrentam quando se dispõem a planejar, para si e para sua família, um futuro próspero sem renunciar à vida no presente.
Mark as Played
August 13, 2020 57 mins
Nesse episódio eu recebo o professor e consultor da área de finanças, Ricardo Rocha. Juntos, refletimos sobre a situação das empresas e dos colaboradores nas situações pré, durante e pós pandemia com destaque para o lado pedagógico de crises como a que vivemos atualmente e suas lições para a vida das empresas e das pessoas.
Mark as Played
August 6, 2020 42 mins
Nesse episódio eu recebo o professor, consultor e pesquisador da área de estratégia, Carlos Caldeira. Juntos, refletimos sobre as características das pessoas ocupantes do cargo de CSO (Chief Strategy Office) em grandes empresas que atuam no mercado brasileiro, responsáveis pela condução de suas estratégias ao longo dos ciclos estratégicos (curto/médio/longo prazo) e os desafios futuros a quem deseje atuar nessa função, incluindo o ...
Mark as Played
July 30, 2020 56 mins
Nesse episódio eu recebo a consultora de carreiras, Simone Lasagno. Juntos, refletimos sobre os impactos que os profissionais sofrem em suas carreiras e vidas em meio a uma crise como a que vivemos na pandemia do Covid-19 e como procurar manter as rédeas da vida em seus vários aspectos.
Mark as Played
July 23, 2020 52 mins
Nesse episódio eu recebo a professora e pesquisadora da área de sustentabilidade, Priscila Claro para, juntos, refletirmos sobre as pressões sofridas pelo Brasil por parte do setor financeiro internacional pela sua atual política de Meio Ambiente e sobre possíveis saídas sustentáveis da pandemia do Covid-19 para as empresas.
Mark as Played
July 16, 2020 54 mins
Nesse episódio eu recebo a professora e pesquisadora da área de Marketing e Comportamento do Consumidor para, juntos, refletirmos sobre os impactos da pandemia do Covid-19 nas pequenas e médias empresas e o papel do marketing no processo de retomada das atividades dessas empresas.
Mark as Played
July 9, 2020 44 mins
Nesse episódio eu recebo a professora na área de estratégia e diretora da Bayer no Brasil, Silvia Sfeir para, juntos, refletirmos sobre o papel do estrategista nas empresas que atuam em ambientes turbulentos como o que vivemos nos vários mercados mundiais, incluindo o Brasil e abordamos, também, a pequena presença feminina nos altos escalões das gestões das empresas.
Mark as Played
July 2, 2020 47 mins
Nesse episódio eu recebo o professor, autor do livro "Lições essenciais sobre liderança e comportamento organizacional" e executivo da área de Gestão de Pessoas, Fábio de Biazzi. Juntos, refletimos sobre os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o comportamento organizacional, o confinamento das pessoas, o trabalho remoto e o papel dos lideres na manutenção do espírito de equipe, produtividade e identidade dos colaboradores com a em...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.