Prosa de Trabalho - Ministério Público do Trabalho

Prosa de Trabalho - Ministério Público do Trabalho

O Prosa de Trabalho é o podcast do Ministério Público do Trabalho – o MPT – que é encarregado, no âmbito das relações de trabalho, da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

Episodes

April 25, 2024 15 mins
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os 6 meses de idade. O aleitamento materno é a forma de proteção mais econômica e eficaz contra a mortalidade infantil, protegendo as crianças de diarreias, infecções respiratórias, alergias, entre outras doenças. Mas como as mães trabalhadoras podem garantir esse alimento se a licença maternidade, para a maioria, é de...
Mark as Played
A contratação de trabalhadores como pessoa jurídica, o PJ ou MEI, vêm crescendo nos últimos anos no Brasil. Esse fenômeno, chamado de “pejotização”, também é uma fraude trabalhista que precariza as relações de trabalho. Como isso acontece e quais os riscos dessa prática é o que você vai entender nesta edição.
Mark as Played
Saúde mental relacionada ao trabalho, como está a sua? A de milhares de brasileiros não anda nada bem. Dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho do MPT e OIT apontam que em 2021, os transtornos mentais foram a terceira maior motivação para afastamento do trabalho no Brasil. Mais de 13 mil brasileiros tiveram como motivos para a concessão de benefícios previdenciários acidentários causas mentais e comportamentais, bem c...
Mark as Played
"Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir". Esse é o slogan da campanha Abril Verde 2024 do Ministério Público do Trabalho. Essa iniciativa busca esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de doenças relacionadas ao trabalho e da notificação dos casos junto às entidades competentes. 

Neste Prosa, você vai conhecer essa campanha do MPT e entender por que ações assim são tão signif...
Mark as Played
O Ministério do Trabalho e Emprego recebe, em média, duas denúncias por dia sobre dificuldades para uso do banheiro no trabalho por funcionários. Há situações de banheiros insalubres, inadequados, distantes dos postos de trabalho e até sem portas ou simplesmente inexistentes. Além disso, há empresas que restringem o acesso dos empregados ao sanitário limitando pausas e até cronometrando o tempo que o funcionário tem para fazer suas...
Mark as Played
Apesar de 55,9% da população brasileira se autodeclarar parda ou preta, apenas 32,2% dos trabalhadores negros estão no mercado formal. Além disso, somente 12,4% das mulheres negras possuem carteira assinada. São dados que refletem a discriminação e preconceito raciais existentes no Brasil, assunto desta edição.
Mark as Played
A IV Conferência de Gênero, Raça e Diversidade, com o tema “Construindo Igualdade: Trabalho, Gênero e Cuidado” é o destaque desta edição do Prosa de Trabalho. O evento, realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), abordou a construção da igualdade de gênero com foco no trabalho de cuidado e sua invisibilização, entre outros pontos.
Mark as Played
Elas são as principais responsáveis pelo cuidado da casa, dos filhos e dos familiares mais velhos. São também médicas, enfermeiras, garis, caixas de supermercado, aeromoças, deputadas, cantoras e muito mais. Elas são capazes de desempenhar com excelência uma jornada de trabalho, uma dupla e até mesmo uma tripla jornada. São fortes, guerreiras e podem ocupar qualquer cargo que desejarem. No entanto, infelizmente, as mulheres ainda n...
Mark as Played
A fuga de crises humanitárias, a busca por melhores condições de emprego, entre outros motivos, levam milhares de migrantes, imigrantes e refugiados a buscar uma vida melhor no Brasil. Entre 2017 e 2023, por exemplo, o Brasil recebeu quase 1 milhão venezuelanos. No mesmo período, 450 mil deixaram o Brasil, seja para voltar ao país de origem ou para migrar para nações vizinhas. Os dados são do governo federal.

Ao chegar ao Brasil, m...
Mark as Played
Nesta semana tivemos o Dia do Esportista, comemorado em 19 de fevereiro, última segunda-feira. A data tem o objetivo de incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida saudável e também digna, já que o esporte é responsável por levar uma vida melhor para milhares de jovens e adolescentes. Pelo Dia do Esportista, o Prosa desta semana traz para você os direitos trabalhistas do...
Mark as Played
Em 2022, foram registrados 69 suicídios de policiais militares da ativa. No caso dos policiais

civis, 13 tiraram a própria vida. Fazendo uma conta rápida: são, em média, quase 7 registros por mês. E mais: de 2020 para 2021 houve crescimento de 55% em suicídios. Os números são da 17° edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Esses dados podem estar subnotificados, já que, por exemplo, o estado de Minas Gerais não informa cas...
Mark as Played
Fevereiro nos remete ao Carnaval, não é mesmo? Mas não é só isso. É também o mês de retorno às aulas, ou seja, o fim das férias escolares. E, se voltam às aulas, precisamos falar da importância de discutir e buscar soluções para garantir a segurança e a saúde dos profissionais do setor e também das crianças e adolescentes. Saiba mais neste Prosa.
Mark as Played
No ano passado, 3.190 trabalhadores foram resgatados de situação semelhante à escravidão, o

maior número registrado nos últimos 14 anos. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os estados com o maior número de trabalhadores resgatados foram Goiás, Minas Gerais e São
Paulo. Em memória ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, lembrado em 28 de janeiro, o
Ministério Público do Trabalho reforça a necessidade de fortalecime...
Mark as Played
Em torno de 1,9 milhão de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ministério Público do Trabalho (MPT) intensifica ações de combate ao labor precoce nos perídos de Carnaval e férias escolares, quando índices da prática aumentam.
Mark as Played
Cordeiros e catadores de materiais recicláveis da Bahia estão recebendo apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) por melhores condições laborais. A demanda de contratação desses trabalhadores cresce no período de pré-carnaval e de carnaval, quando mais irregularidades podem ocorrer.
Mark as Played
Dezembro de 2023 começou com um alerta: A mina 18 da Braskem, em Maceió, Alagoas, pode colapsar. Tratava-se da mina de extração de sal-gema, localizada no bairro Mutange, às margens da lagoa Mundaú. No dia 10 de dezembro, parte dessa mina se rompeu. Não era o colapso, mas a preocupação que já estava instalada só aumentava. Por causa da situação, o bairro próximo à mina foi esvaziado, uma população inteira teve que deixar as casas, ...
Mark as Played
Nesta edição, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, aborda alguns dos principais temas trabalhistas que devem repercutir em 2024. O órgão, por exemplo, vai intensificar ações de combate ao assédio eleitoral, que bateu recorde nas últimas eleições.
Mark as Played
Nesta edição, o Procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, aborda alguns dos principais temas da atuação do Ministério Público do Trabalho (MPT) em 2023, como trabalho escravo e direitos de trabalhadores por aplicativos.
Mark as Played
Para o trabalhador e a trabalhadora, a inclusão de 182 novas doenças representa uma mudança importante e vai fazer diferença. O motivo você vai entender nesta edição.

Para isso, reunimos a secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Valesca Pincovai; a coordenadora-geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luciene de Aguiar Dias; além da coordenadora nacional de Defe...
Mark as Played
Combater o trabalho precoce é responsabilidade de todos, e é por isso que o Ministério Público do Trabalho está tão engajado nessa questão. O órgão criou, por exemplo, o Projeto MPT na Escola e, juntamente com ele, o Prêmio MPT na Escola.

E o Prêmio MPT na Escola 2023 é o assunto de hoje, pois a premiação em nível nacional ocorreu nesta semana.

Seja bem-vindo ao Prosa de Trabalho, o podcast do Ministério Público do Trabalho, comigo,...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.