EconomicaMENTE

EconomicaMENTE

Seja bem-vindo ao EconomicaMENTE! Sou Haroldo Torres e neste Canal vamos tratar de assuntos ligados à Economia e Finanças.

Episodes

April 24, 2024 8 mins
O que está acontecendo com a economia do Canadá? 
Enquanto o Canadá desfruta de riquezas naturais impressionantes e uma força de trabalho qualificada, os ventos da mudança econômica estão soprando. Com uma economia historicamente estável, o país agora enfrenta desafios significativos: uma população envelhecida, custos habitacionais exorbitantes e uma produtividade estagnada.
 
Estamos diante de uma encruzilhada: o Canadá pode adaptar-...
Mark as Played
O que devemos esperar sobre a La Niña no 2º semestre de 2024? 🌊🌿
Você sabe o que esperar para a agricultura e energia? 
Neste ano, apesar do cenário favorável para os preços de alimentos, a incerteza paira sobre possíveis problemas em culturas, especialmente se o evento persistir. Quanto à energia elétrica, a irregularidade das chuvas pode pressionar os preços ao longo do ano, mesmo com capacidade de armazenamento. Venha descobrir ...
Mark as Played
📉 O que está acontecendo com a economia do Reino Unido? 💸 Os salários reais têm caído desde 2010, levando o aperto nos bolsos da população enquanto os preços sobem. Este período de estagnação econômica resulta em impostos mais altos e menos serviços públicos. 🏦 O Tesouro do Reino Unido destaca o crescimento do PIB, mas a maior parte vem do aumento da população, não do padrão de vida. Descubra como o crescimento mínimo dos salári...
Mark as Played
Fala Juventude!

Descubra o que são as relações de troca no agronegócio! 🌾💰 As relações entre os preços dos produtos agrícolas e dos insumos são fundamentais para entender o mercado. Conheça o Índice de Preços ao Produtor (IPP) e o Índice de Preços dos Insumos (IPI) e como eles impactam a produção. Escute ao novo episódio e mergulhe nesse universo crucial para o setor!
Mark as Played
🚀 Nova Política Industrial: Vai Funcionar Desta Vez? 💡Descubra a NOVA INDÚSTRIA BRASIL (NIB) em nosso novo vídeo do canal EconomicaMENTE! O governo anunciou R$ 300 bilhões para reindustrialização. Mas, será que agora vai? Assista e saiba como a NIB pode mudar o jogo!

Ouça agora!
Mark as Played
Descubra mais sobre o MOVER no AgronomicaMENTE de hoje, onde @haroldojtorres aborda o que é o programa, suas diferenças, previsões e muito mais.

No final de 2023, o presidente Lula assinou a Medida Provisória (MP 1.205 de 30/12/2022) criando o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (MOVER)
O Programa amplia as exigências de sustentabilidade da frota automotiva e estimula a produção de novas tecnologias nas áreas de mobilidade e logí...
Mark as Played
O que está acontecendo com a Economia Alemã?
O modelo econômico alemão enfrenta desafios sérios: salários em queda, confiança abalada e inflação alta. Uma crise temporária expôs questões estruturais. Será que a Alemanha conseguirá superar estes desafios ou está em risco de implosão? Descubra nessa análise feita por Haroldo Torres para o Economicamente. Aproveite e deixe seu like!
Mark as Played
Fala Juventude! Em meio aos desafios econômicos da Argentina, exploramos a controvérsia em torno da eficácia da terapia de choque como remédio. Quer saber mais? Venha se aprofundar conosco nesta análise crítica do Economicamente sobre o futuro econômico do país. 📈💼 #Economicamente #terapiadechoque #análiseeconômica
Mark as Played
Descubra a posição da Argentina no mercado global de soja!

Você sabia que em termos de produção, o país é o 4º maior produtor de farelo de soja, gerando quase 27 milhões de toneladas, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Brasil?

Historicamente, a Argentina lidera as exportações globais de farelo de soja e óleo de soja!

No caso do farelo, o país se destaca com cerca de 23,4 milhões de toneladas exportadas.

A Argentina é recon...
Mark as Played
Terra fértil e incertezas: Como a nova lei europeia de desmatamento irá impactar a agricultura brasileira? 🌍🌱
Em uma análise do Agronomicamente de hoje, Haroldo Torres explora os pontos cruciais dessa legislação que proíbe a importação de alimentos provenientes de áreas com desmatamento. 🚫🌳
A iminente entrada em vigor, programada para dezembro de 2024, promete transformar o cenário agrícola brasileiro, especialmente para o maio...
Mark as Played
December 6, 2023 6 mins
O Novo BRICS?

🌍 No episódio do Economicamente de hoje, seguimos a seguinte discussão: qual o futuro do BRICS?
Em 1º de janeiro de 2024, o grupo de países emergentes BRICS se expandirá, incluindo agora Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã. Esta nova aliança promete redefinir o cenário econômico global, representando 37% do PIB mundial, abrangendo 32% da área do planeta e abraçando quase metade da p...
Mark as Played
No AgronomicaMENTE de hoje, deciframos o panorama agrícola de 2024. 🌱
A contribuição da agropecuária no PIB projeta uma expansão de 3.3%, ancorada por um crescimento de 1.5% na produção agrícola e pecuária. El Niño, com seu clima seco no Norte e Nordeste, chuvas intensas no Sul e calor em todo o Brasil, já está no radar. A Conab sinaliza também uma queda na safra 2023/2024, adicionando um toque de cautela.
No entanto, a resiliência...
Mark as Played
Descubra os motivos por trás da disparidade salarial entre homens e mulheres com Haroldo! Neste vídeo, ele explora os estudos da renomada Claudia Gondin, vencedora do Nobel. Venha desvendar conosco as razões por trás dessa diferença salarial e aprofundar-se nessa conversa crucial.
Mark as Played
Desafios econômicos na Argentina: o que o próximo presidente enfrentará? Descubra quais são os 5 principais problemas financeiros que aguardam o novo líder do país. Assista, curta e inscreva-se para ficar por dentro das atualizações econômicas através do EconomicaMENTE.
Mark as Played
O atual conflito está deixando um pesado custo humano, e, os seus impactos vão além disso. Neste vídeo, exploraremos as ramificações econômicas deste confronto na região do Oriente Médio e como isso pode afetar a economia global. Com a região desempenhando um papel crítico no fornecimento de energia e no comércio marítimo, a instabilidade no Oriente Médio pode abalar os mercados em todo o mundo. 🌎 Além disso, considerando a recent...
Mark as Played
Desvendando a Economia Circular ♻️🌍: Descubra como reaproveitar todos os produtos e subprodutos em uma cadeia pode gerar impacto em outra.
Mark as Played
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou uma redução de 0,5% na taxa básica de juros, levando-a a 13,25% ao ano. Esta é a primeira redução desde agosto de 2020. Agora, vamos analisar os efeitos dessa redução no setor do agronegócio.
Mark as Played
Você já ouviu falar dos JCP?
Os juros sobre capital próprio é uma estratégia financeira que já conta com 28 anos de história. Seu propósito? Balancear a tributação entre empresas endividadas e aquelas com capital próprio robusto. Recentemente, o governo começou a considerar mudanças nesse cenário.
Quais são essas mudanças e o que elas afetariam na economia?
Mark as Played
September 28, 2023 9 mins
None
Mark as Played
None
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.