Santa Melanina

Santa Melanina

Um programa de jornalismo com foco em ações desenvolvidas que impactem a comunidade negra. A ideia é convidar a sociedade a refletir e a ter um novo olhar sobre as questões abordadas.

Episodes

November 24, 2023 42 mins

É com grande entusiasmo que anunciamos a estreia da segunda temporada de Santa Melanina, comemorando o mês da Consciência Negra com uma entrevista com a renomada jornalista Letícia Vidica (@leticiavidica)! 🎤📺 Com uma carreira brilhante de mais de 18 anos no jornalismo televisivo, Letícia é uma verdadeira inspiração, destacando-se por sua paixão incansável em promover a diversidade e inclusão na mídia.

🌈📚 Ao longo de sua jornada...

Mark as Played

O convidado desse episódio é Rodney William Eugênio, ou Pai Rodney de Oxóssi,  babalorixá e antropólogo, graduado em Ciências Sociais, mestre em Gerontologia e Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Autor dos livros A Benção aos Mais Velhos: Poder e Senioridade nos Terreiros de Candomblé, Apropriação Cultural, da coleção Feminismos Plurais, e Axé: O Poder de Realizar - Mensagens para Mudar seu Dia. Em 2019, foi escolhido pelo...

Mark as Played

A convidada desse episódio é a  Carmen Silva, 59 anos, é uma mulher negra, batalhadora, nordestina e mãe de 8 filhos, que foi obrigada a aprender na prática como lutar para conquistar direitos. Retirante nordestina e uma das principais dirigentes do Movimento Sem Teto do Centro (MSTC), Carmen Silva é a líder da Ocupação 9 de Julho, uma das mais emblemáticas ocupações de sem-teto de São Paulo. Foi através do MSTC que Carmen con...

Mark as Played

A entrevista dessa semana é com a jornalista, especializada em Jornalismo Econômico Mônica Costa. Quem vê Mônica Costa hoje, à frente do G&P Finanças para mulheres negras, não imagina que ela se tornou uma educadora financeira justamente por não ser valorizada em seu ambiente de trabalho. Durante o bate-papo com a apresentadora do Podcast Silvana Inácio ela falou sobre sua carreira, maternidade e educação financeira.


Para ...

Mark as Played

Pioneira no sequenciamento genético do novo coronavírus no Brasil, a cientista Jaqueline Goes de Jesus é a convidada desse Santa Melanina. Durante o bate-papo ela falou sobre sua infância, a escolha pela profissão e as dificuldades.

A biomédica Jaqueline Goes de Jesus, graduada e professora-adjunta na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, tornou-se símbolo fora dos muros acadêmicos. Depois de participar do sequenciamento do g...

Mark as Played
April 20, 2022 48 mins

Tem episódio novo no ar!!!

A convidada desta semana do @santamelaninapodcast é a Nega Duda Sambadeira, direto do Recôncavo baiano (@negadudasambadeira). Durante o bate-papo ela conta sobre a sua carreia, projetos e canta!

Está maravilhoso! Já está disponível em todas as plataformas de streaming.

É só apertar o play!

Direção, produção e apresentação: Silvana Inácio

Artes: Beatriz Rosário Silva

Produção: Suerda de Boa

Ediçã...

Mark as Played
Essa semana o bate papo foi com o jornalista Leonardo Araujo (@leoaraujopp), diretor de comunicação da @publicisbrasil , Prêmio CABORÉ 2021. Durante a conversa falamos sobre a sua carreira, a publicidade brasileira e os novos rumos da mídia

Disponível em todas as plataformas de streaming!


Direção, produção e apresentação: Silvana Inácio
Artes: Beatriz Rosário Silva
Produção: Suerda de Boa
Edição: Edvam Filho

Acompanhe o Sata Melanina Po...
Mark as Played
Nesse episódio o Santa Melanina podcast recebeu para um bate - papo, a jornalista, pesquisadora e doutora em Ciência da Religião, Claudia Alexandre.

Durante a conversa ela falou sobre o início da sua carreira, sua experiência como comentarista no Carnaval de SP e a ligação das escolas tradicionais de São Paulo com as religiões matrizes africanas.

Claudia Alexandre É autora dos livros “Na fé de Vivaldo de Logunedé: um pouco do Cando...
Mark as Played
A nossa conversa nesse episódio do Santa melanina Podcast é com o radialista e pesquisador, Moisés da Rocha. Produtor e apresentador do programa O Samba Pede Passagem, na rádio USP FM, ele ao longo de décadas driblou modismos e tendências musicais, e se tornou a voz mais alta do samba no dial brasileiro.


Aperte o play!

Um Programa da Rede Ativista de Vozes @FIO.podcasts

Direção, produção e apresentação: Silvana Inácio
Artes: Beatriz ...
Mark as Played
December 2, 2021 49 mins
A convidada é a fashionista Cintia Felix, CEO da marca Az Marias (@azmarias), uma das estilistas do São Paulo Fashion Week 2021. A sua coleção de estreia no SPFW, contou a história de uma mulher: a rainha do Ndongo, atual Angola, Nzinga Mbandi. Durante o bate-papo ela falou sobre a sua infância, sua paixão pela moda, maternidade e sobre empreendedorismo.


Aperte o play!

Um Programa da Rede Ativista de Vozes @FIO.podcasts

Direção, pro...
Mark as Played
O convidado deste episódio é o advogado Ewerton da Silva Carvalho, de 28 anos, cresceu nas periferias, em meio a violência e criminalidade, onde infelizmente, perdeu amigos e familiares para as estatísticas. Fugindo do esperado e contradizendo números, expectativas e preconceitos, a história de Ewerton inspira.

Aperte o play!

Um Programa da Rede Ativista de Vozes @FIO.podcasts

Direção, produção e apresentação: Silvana Inácio
Artes: Be...
Mark as Played
A convidada deste episódio é a jornalista e apresentadora do JC1, da TV Cultura, Joyce Ribeiro. Durante a conversa falamos sobre maternidade, carreira e o recente lançamento do seu livro Chica da Silva - Romance de Uma Vida, em Portugal.

O programa é produzido de forma independente, então, se você gosta e quer colaborar para que a gente continue crescendo e chegue cada vez para mais gente é só acessar https://apoia.se/santamelanin...
Mark as Played
September 23, 2021 47 mins
Nesse episódio conversamos sobre racismo estrutural com o advogado, conselheiro editorial e colunista do jornal Folha de São Paulo, Thiago Amparo. Ele, também, é professor da Fundação Getúlio Vargas, é mestre em Direitos Humanos e Doutor em Direito Constitucional Comparado e ministra cursos sobre direitos humanos, direito internacional, políticas públicas, diversidade e discriminação. Durante a conversa falamos sobre a legislação...
Mark as Played
September 2, 2021 35 mins
O bate-papo dessa semana foi com a rapper, cantora e compositora, MC Soffia. Ela está completando 10 anos de carreira e é conhecida pelas letras de suas canções, que falam sobre as distorções sociais graves, como preconceito, racismo, machismo e que incentivam outras garotas a se amarem do jeito que são. Durante o papo ela falou sobre infância, carreira, educação e sobre o seu processo de criação durante a pandemia.

Aperte o play!


O...
Mark as Played
O bate-papo essa semana foi com o cantor, apresentador de televisão e ex- vereador Netinho de Paula. Dono de um carisma incrível, durante o programa ele abriu seu coração, falou da sua trajetória política, profissional, família, planos futuros e os caminhos para o combate a violência doméstica.

Direção, produção e apresentação: Silvana Inácio
Artes: Beatriz Rosário Silva
Apoio técnico: Suêrda Deboa
Edição: Renato Putini


Acompanhe o @san...
Mark as Played
Nesse episódio, nosso convidado é o ator, dramaturgo, artista plástico, escritor e intelectual, Rodrigo França. Durante o bate-papo ele falou sobre ancestralidade, teatro, cinema, sobre a sua visita a África e se emocionou ao revelar em primeira mão que será o primeiro diretor de cinema negro de uma grande plataforma de streaming no Brasil.

Aperte o play!

O Santa Melanina faz parte do selo NINJACast, a rede de Podcast da Mídia NINJ...
Mark as Played
Para comemorar o dia 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, fizemos uma linda entrevista com a cantora, compositora e deputada Estadual por São Paulo, Leci Brandão. Ela é uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Durante a entrevista, ela falou sobre a sua carreira, as religiões de matrizes africanas, o aumento do debate contra o racismo, e a força da mulher negra.
Aperte o...
Mark as Played
Viver uma montanha-russa de emoções em apenas uma semana virou o "novo normal" desde que a pandemia se instalou por aqui. Alegria, euforia, tristeza, melancolia, desinteresse...
É possível sentir de tudo em um curto período de tempo —tão curto que pode acontecer até mesmo em um único dia. Esse cenário atual de incertezas pode funcionar como um gatilho para a pessoa se sentir soterrada pelas próprias emoções e ter problemas na saúde...
Mark as Played
Nesse episódio o Santa Melanina recebe a compositora e cantora Teresa Cristina. Durante o bate-papo ela explicou a importância de Candeia, Paulinho da Viola, entre outros grandes nomes, para sua carreira e para a MPB. Contou como surgiram as suas lives durante a quarentena, sobre a sua fé e o “xirê dos orixás” que organizou. De quebra ainda cantou, falou da sua paixão pela culinária e deu a receita da sua costela com alecrim e mel....
Mark as Played
A nossa convidada dessa semana é a Dríade Aguiar, editora e co-fundadora da Mídia NINJA e do Fora do Eixo. Durante o bate-papo falamos sobre sexo, drogas, mídia, racismo, família e mais um monte de coisas. Beba água, cuide-se e fora Bolsonaro!

Aperte o play e curte!

O Santa Melanina faz parte do selo NINJACast, a rede de podcasts da Mídia NINJA.

Direção, produção e apresentação: Silvana Inácio
Artes: Beatriz Rosário Silva
Edição: Renato...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.