Afrikafé

Afrikafé

A multiartista Janamô e a filósofa Katiúscia Ribeiro, se encontram toda semana no Afrikafé, para discutir temas quentes e em alta nos noticiários e assuntos que estão dando o que falar nas redes sociais, sempre na companhia de um convidado especial. No programa, que ocorre toda: segunda, quarta e sexta, as apresentadoras procuram abordar os temas importantes, a partir da perspectiva das filosofias africanas e diferentes manifestações artísticas. Na perspectiva das filosofias africanas as perguntas sobre os assuntos importantes encontram respostas e propostas fortes para o desmantelamento dos pensamentos racistas da nossa sociedade.

Episodes

October 19, 2021 85 mins
Janamô e Katiúscia refletem sobre o livro 'O Espírito da Intimidade', de Sobonfu Somé. O livro e a conversa foram tão inspiradoras que Jana compôs a música 'Amor Ancestral' a partir dos atravessamentos desse episódio do Afrikafé. Não deixe de conferir a música da Jana nas plataformas digitais!
Mark as Played
No segundo episódio do nosso Especial #TBT, relembramos nosso programa com Nina Silva, falando sobre Black Money, empreendedorismo, oportunidades no mercado de trabalho e mais.
Mark as Played
September 23, 2021 57 mins
No especial #TBT, nosso podcast revive alguns dos melhores encontros ao vivo que tivemos no passado. Começando com o Dr. Renato Noguera, professor e filósofo que discute sobre seu livro mais recente 'Por que amamos?'.
Mark as Played
Nossa conversa com a incrível Vanda Machado sobre nossa epistemologia africana, afro-brasileira, sagrada!

Professora Vanda Machado, é doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestra em Educação pela mesma instituição.

É idealizadora do Projeto Político Pedagógico Irê Ayó da Escola Eugênia Anna dos Santos, localizada no candomblé Ilê Axé Opô Afonjá, propiciando o reconhecimento da instituição como referência nac...
Mark as Played
"O futuro é ancestral", afirmação essencial pra nossa emancipação vinda da nossa apresentadora Katiúscia Ribeiro. Esse é o tema da nossa conversa com Dr. Jayro Pereira de Jesus.

Jayro Pereira é coordenador da Escola Aldeia Ubuntu Vale do Akòko, mantido pelo Instituto Afroancestrálico Elésin ti Osagiyán/Ógìyán; Teólogo de formação. Afroteólogo e fellow da Ashoka - Rede Internacional de Empreendedores sociais.
Mark as Played
Nossa conversa com Giovanna Heliodoro com o tema "Fertilizando Histórias".

Giovanna Heliodoro é historiadora, comunicadora, apresentadora, afrotransfeminista e produtora do Festival Transviva!, é uma das colunista, autora do autoras do livro Raízes - Resistência Histórica e produtora de conteúdo do perfil @transpreta nas redes sociais.
Mark as Played
Nossa conversa com Gaby Amarantos sobre Resgate Ancestral.

Nascida no bairro de Jurunas, na periferia de Belém, Gaby é uma das responsáveis pelo surgimento e difusão do tecnobrega, ritmo que virou febre na Região Norte do Brasil. Além de cantora e compositora, a paraense é atualmente integrante do programa de TV Saia Justa, no GNT.
Mark as Played
Uma conversa com um dos pilares da literatura afrofuturista brasileira e criador do gênero literário Macumbapunk: Fábio Kabral.

Fábio é escritor publicado de ficção especulativa com foco em fantasia. No momento, passa seus dias estudando, pesquisando e escrevendo seu próximo livro: um épico de fantasia centralizado na mitologia afro-brasileira dos Orixás que será publicado pela Editora Intrínseca em 2021. Seus livros já publicados s...
Mark as Played
Conversa com Anielle Franco, com o tema “Regar as sementes: eu sou porque nós somos”.

Anielle é cria da favela da Maré no Rio de Janeiro. Atualmente é mestranda em uma universidade federal no Rio de Janeiro (Cefet) cursando relações étnico-raciaisbcom o foco na identidade das mulheres negras através da memória e legado de Marielle Franco, sua irmã e inspiração diária. Recentemente publicou seu primeiro livro chamado Cartas para Mar...
Mark as Played
Tecnologia ancestral é o tema da nossa conversa com Morena Mariah! Ela é especialista neste tema, e também em Estudos Culturais, Mídias e Cultura Afrodiaspórica.

Morena é escritora e criadora do podcast Afrofuturo e graduanda em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense.
Mark as Played
Um papo sobre Feminilidade Preta, matricomunidade e matrigestão com Iyá Sônia Abike reorientada de yansã, mulherista, socióloga e ativista das lutas antirracistas.

Mulher matricomunidade e matricomunitária, Sônia é pós graduada em Metodologias Participativas e extensão a pesquisa - UNIVASF, raça, gênero e organização comunitária UFPE. Mestra em extensão rural - UNIVASF. Pós graduada em Metodologias Participativas e extensão a pesqu...
Mark as Played
Um bate-papo sobre arte e superação com a atriz que subverteu diversos estereótipos na dramaturgia, e que também atua como influenciadora digital, dançarina, diretora, produtora de teatro e cinema, escritora, compositora e cantora.
Mark as Played
No segundo episódio da nossa nova temporada: Fertilizando o futuro, recebemos a Dra. Jaqueline Goes de Jesus pra falarmos sobre a esperança da vacina. Biomédica, Doutora em Patologia humana, Jaqueline liderou a equipe que sequenciou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas.
Mark as Played
No terceiro episódio da nossa segunda temporada: Fertilizando o futuro, conversamos sobre Masculinidades Pretas com Túlio Custódio, que é sociólogo e pesquisa sobre este e outros temas como: neoliberalismo, subjetividades de trabalho, desigualdade e questões raciais.
Mark as Played
No nosso episódio de estreia da Segunda temporada: Fertilizando o futuro, recebemos Iyá Wanda d’Omolu, que pesquisa sobre corporalidades e memória no candomblé, com ênfase nas questões do feminino ancestral para discutirmos o tema A importância de uma retomada com Axé!
Mark as Played
Neste episódio, recebemos Ju Barauna, uma das fundadoras do coletivo Pretas Cervejeiras pra conversar sobre cervejas, coletividade, resgate da história e sobre o poder de nos colocarmos e ocuparmos todos os lugares - porque todo lugar sempre foi e continuará sendo nosso.
Mark as Played
December 28, 2020 44 mins
Neste episódio, recebemos a cantora e compositora Aline Wirley pra falar sobre o lançamento do seu novo disco Indômita, sobre buscar e encontrar sua voz, seu som e o despertar trazido pela Filosofia Africana.
Mark as Played
No Dia Nacional do Samba, recebemos Angélica Ferrarez - Doutora em HIstória Política, pesquisa memória, gênero e corporalidades no pós Abolição pela perpectiva do samba e carnaval.
Mark as Played
Nesse episódio, recebemos a cantora, compositora e educadora Júlia Ribas pra falar da comemoração dos seus 25 anos de carreira, o papel da arte e antecipar um pouco do super projeto Lágrima Seca.
Mark as Played
Nesse episódio, recebemos Emaye Ama - mãe e esposa da família Ayele, primeira instrutora de Kemetic Yoga no Brasil e nutridora da Ankhcestral - pra falarmos sobre saúde alimentar e como tudo aquilo que nos nutre vai além dos alimentos.
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.