Sine Ira Et Studio

Sine Ira Et Studio

O professor de História Daniel Medeiros fala sobre vida, valores, história e política.

Episodes

December 24, 2023 5 mins
Agradeço a todos os que me leram e os que comentaram meus textos. O Sine Ira et Studio se despede, mas o compromisso de viver sem raiva e sem favores permanece. Espero que o Plural continue a me acolher. Espero que eu consiga fazer o que me proponho, um pouco que seja. Assim, os próximos anos, que costumam chamar de entrada na velhice, valerão a pena.
Mark as Played
O destino, a existência de algo pré-determinado, é algo que só existe na nossa mente. Mas vale a pena pensar nisso
Mark as Played
No Brasil, no dia 20 de novembro, comemora-se o dia da consciência negra. No país todo, várias manifestações ocorrem lembrando o passado de violência e submissão forçada e de sofrimento dos escravizados, mas também do papel fundamental que os negros tiveram e têm na construção do nosso país, além de marcar posição em defesa de seus direitos e das compensações históricas que ainda precisam ser concretizadas.
Mark as Played
October 30, 2023 4 mins
Daniel Medeiros fala sobre nossa reação diante da morte dos outros, especialmente em conflitos onde parece que "torcemos" para um lado, como se fosse uma partida de futebol. E diz como a ficxção pode nos ajudar a recuperar nosso senso de humanidade diante da tragédia.
Mark as Played
October 26, 2023 4 mins
O que os fanáticos ignoram é que Palestina e Israel são duas faces da mesma moeda. Para que a moeda exista e possa ser usada é preciso aceitar essa sua natureza. As crianças degoladas de Israel e as crianças mortas pelo bombardeio indiscriminado do exército de Israel são as duas faces que fazem essa moeda tornar-se sem valor e sem dignidade. Não há solução quando gritam "Israel" ou quando gritam “Palestina”. E quem grita sabe disso...
Mark as Played
October 9, 2023 4 mins
Falar para muitas pessoas diferentes ao mesmo tempo exigie adequação e cuidad. A norma padrão nem sempre dá conta desse cuidado e que, por isso, vamos fazendo uns puxadinhos com a língua para poder não ofender quem a gente não quer ofender. Trata-se disso, basicamente: o Outro e nosso cuidado com ele. Penso que se eu tivesse de escolher entre o cuidado com alguém que está na minha frente e o cuidado com o uso correto da norma padrã...
Mark as Played
September 25, 2023 5 mins
Otto Ohlendorf era economista e advogado, falava várias línguas e tinha uma cultura refinada, além de uma aparência atraente e uma fala que seduziu o próprio juiz que o condenou à morte: “parece uma pessoa legal", o juiz disse, durante o julgamento. Mas Otto Ohlendorf chefiou um grupo de extermínio que matou milhares de homens, mulheres e crianças judias na Moldávia e na Ucrânia. O que leva pessoas comuns a agirem assim?
Mark as Played
September 18, 2023 4 mins
Os advogados dos golpistas de janeiro nos lembraram, com seu show de horrores, a beleza da democracia
Mark as Played
September 9, 2023 4 mins
None
Mark as Played
September 2, 2023 4 mins
None
Mark as Played
August 23, 2023 4 mins
Sartre disse, no final da guerra, sobre o que cabia a cada um, diante das adversidades brutais daquele momento: não importa o que fizeram de nós. O que importa é o que faremos do que fizeram de nós.
Agora, diz o professor Daniel Medeiros, podemos adaptar essa frase. Não importa o que fizeram até aqui com a Educação do nosso país. O que importa é o que faremos do que fizeram até aqui com a Educação do nosso país. Esse é o chamado. Ne...
Mark as Played
A cada ataque que acontece em uma escola voltamos à mesma pergunta, entristecidos: por que isso acontece? Daniel Medeiros reflete sobre isso no episódio desta semana.
Mark as Played
None
Mark as Played
July 31, 2023 5 mins
Eu sofro: alguém deve ser culpado por isso, disse certa vez o filósofo alemão Nietzsche. E a psicanalista Maria Rita Khel explica o que ele quis dizer com isso: ressentir-se significa atribuir ao outro a responsabilidade pelo que nos faz sofrer. Um outro a quem delegamos, em um momento anterior, o poder de decidir por nós, de modo a poder culpá-lo do que venha a fracassar.
Mark as Played
July 24, 2023 4 mins
Aos poucos vou entendendo a lógica da velhice de meus pais, esse lento e lânguido despedir-se do futuro sem mais expectativas e esse reencontrar-se com a história que construíram e que agora serve como amiga, companheira, para as horas extras que a vida guardou, generosamente, para eles.
Mark as Played
July 17, 2023 5 mins
O professor é uma ameaça permanente para quem quer impedir que se discuta a realidade e, principalmente, para quem defende que há uma só realidade, a que lhe convém, e que qualquer problematização dos termos que a compõem constitui um perigo a ser combatido. O professor é o adulto que propõe para as crianças e para os jovens oportunidades de usarem as ferramentas da teoria para construirem visões próprias do mundo, produzindo reali...
Mark as Played
July 10, 2023 4 mins
A idade muda muitas coisas na nossa vida. Uma delas é que passamos a não olhar só para a frente, mas também para trás, como um Janus ambulante.
Mark as Played
June 23, 2023 4 mins
None
Mark as Played
June 16, 2023 4 mins
None
Mark as Played
June 8, 2023 4 mins
None
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.