Lira

Lira

"Lira é o podcast de música clássica do IREE, mas não tão clássico assim... Os episódios e convidados, entrevistados por Fabio Zanon, prometem modernizar os debates em torno da música clássica. Vamos entender sobre o gótico na música, mas também porque a música tem o poder (e o mistério) de nos emocionar! Participaremos de uma conversa sobre o que a antropologia pode nos revelar sobre o que escutamos hoje ao passo que descobriremos porque os gêneros musicais existem.

Episodes

February 19, 2022 44 mins
Com Eduardo Torres
Mark as Played
"Rasga o coração" é o tema do novo episódio de "Lira", o podcast de música do IREE Cultura, com músicas que mexem com as emoções.

Fabio Zanon convida todos os entrevistados dos 20 programas passados para escolher uma música que seja infalível em arrebatar, em fazer chorar. 

Neste episódio, você vai ouvir depoimentos que ilustram como a experiência da emoção profunda em música é algo volátil, individual e, até certo ponto, intransferí...
Mark as Played
January 8, 2022 52 mins
Ideias pré-concebidas têm criado a ideia de que o público de música clássica é escasso, envelhecido, elitista e conservador. Artistas e promotores de concertos estão sempre preocupados em formar novos públicos e atrair novos ouvintes. Mas será que dados concretos confirmam isso? A convidada Carolina Cristiani fala sobre isso, no contexto de sua experiência como gerente de eventos de um dos maiores centros culturais da Europa, o Sou...
Mark as Played
December 23, 2021 35 mins
Lira Episódio 19 - Música de Natal
Para ouvir a nossa playlist com as músicas tocadas nesse episódio e muitas outras acesse: https://deezer.page.link/LwTN3KCDDohHgKio9
Mark as Played
December 18, 2021 52 mins
“Música e Literatura” é o tema do novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, com Laura Cohen Rabelo!

Fabio Zanon conversa com a escritora mineira Laura Cohen Rabelo, cuja obra literária é povoada de músicos e situações musicais.

Ouvir música é uma experiência literária tanto quanto musical? Ao mesmo tempo em que há um enorme desafio para os escritores em narrar a experiência musical, é difícil verbalizar as emoções...
Mark as Played
November 13, 2021 50 mins
O novo episódio de "Lira", o podcast de música do IREE Cultura, é uma homenagem ao grande pianista Nelson Freire, que morreu na semana passada, aos 77 anos.

Considerado um grande nome da música clássica e de enorme prestígio internacional, Freire era uma pessoa muito querida e muito presente na vida musical brasileira.

No episódio, Fabio Zanon convida os pianistas Clélia Iruzun, Juliana Steinbach, e Marcelo Bratke, o Maestro Roberto ...
Mark as Played
Fabio Zanon conversa com a cantora brasileira radicada em Londres Gabriella di Laccio sobre desigualdade de gênero na música.

Gabriella di Laccio é especialista em música dos séculos 17 e 18 e criadora da fundação Donne – Women in Music, que aborda os problemas de desigualdade de gênero dentro da indústria musical. Por seu trabalho com a Donne, ela foi escolhida pela BBC uma das 100 mulheres mais inspiradoras e influentes em 2018.

Se...
Mark as Played
October 19, 2021 51 mins
Como se cria um virtuose? Este é o tema do novo episódio de "Lira", o podcast de música do IREE Cultura!

Nele, Fabio Zanon conversa com um dos maiores talentos musicais do Brasil, a violoncelista Tania Lisboa, sobre o conceito de virtuosidade e os processos neurológicos na formação de um músico de excelência.

De que forma, além de transcender a esfera da competência, um músico consegue um resultado técnico admirável e ainda cria uma ...
Mark as Played
October 9, 2021 51 mins
Existe humor em música? Não vamos falar, neste episódio, sobre letras engraçadas, mas como se pode expressar humor em música através da própria música, nos sons sem significado. Não somente a piada, a sátira ou a paródia, mas um tipo de humor mais sutil, como a agudeza, ou a sensação mais indefinível do bom humor. Para nos ajudar a entender como o conceito de humor sofreu alterações ao longo da história, e a mostrar músicas que exe...
Mark as Played
O Brasil tem uma música popular que é prontamente reconhecida ao redor do mundo, não só por ser cantada em português, mas por seu caráter, sua rítmica e seus contornos. A música clássica europeia, entretanto, se propõe a ser uma linguagem internacionalizada. Como a música clássica brasileira se coloca em relação a essas expectativas? O que faz a música brasileira soar brasileira? A busca de uma identidade nacional ainda é uma quest...
Mark as Played
September 17, 2021 45 mins
Muita gente diz que gosta de música que tem “melodia”, e repele a música de que não gosta dizendo que falta melodia. Melodia é o carboidrato da música. Mas o que é melodia, exatamente? Como ela é estruturada para expressar ideias e sentimentos? Existe uma fórmula para se fazer uma boa melodia?
Para falar um pouco sobre isso e sobre sua obra, o convidado deste episódio e o compositor João Guilherme Ripper. Ele é especialmente conhec...
Mark as Played
Fabricio Mattos é um violonista brasileiro residente em Londres, onde faz doutorado sobre a utilização de espaços não-convencionais para a performance de música. Neste episódio, ele fala sobre dois conceitos centrais: o layout - a maneira como músicos e plateia se colocam e distribuem no espaço físico - , e a dinâmica, entendida como o tipo de interação social que se estabelece durante a performance musical.
As salas de concerto de...
Mark as Played
O que uma pessoa interessada em cultura deve ouvir para saber o que é música clássica? Quem decide isso? Por que essas músicas e não outras?
Esse corpo de conhecimento é chamado de cânone musical, e está presente na programação de nossas orquestras e teatros, na educação musical, nos estudos acadêmicos, no rádio e, agora, também na forma de streaming.
Por um lado, ele é o conhecimento acumulado de gerações de pessoas que dedicam su...
Mark as Played
“Música e ansiedade: o medo do palco” é o tema do novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, Fernanda Zanon!

Fabio Zanon conversa com a pianista Fernanda Zanon, mestra em Música pela Universidade de Aveiro, em Portugal, doutora em Educação Musical pela UFMG e sócia fundadora do Ateliê da Música, onde leciona piano para crianças, jovens e adultos.

Há diferença entre tocar sozinho e dentro de uma orquestra? E entre u...
Mark as Played
August 20, 2021 45 mins
O que a neurociência pode dizer sobre a nossa relação com a música? Este é o tema do novo episódio de “Lira”, o podcast de música do IREE Cultura, com Patrícia Vanzella!

Fabio Zanon conversa com a pianista e pesquisadora Patricia Vanzella sobre a relação entre música e neurociência.

Como a emoção desencadeada pela música pode ter função terapêutica? De que forma os músicos podem melhorar seu desempenho? A convidada nos atualiza sobre...
Mark as Played
No episódio “Letra e Música”, Fabio Zanon, conversa com a cantora, poeta e compositora Ana Luiza sobre a relação entre letra e música. O que estimula a criação? Quem vem primeiro? Como se dá o casamento entre o conteúdo poético e o desenho da música? A convidada nos conta como essa combinação ou conflito se dá no ouvido do público e como a canção de MPB brasileira cria uma maneira própria de celebrar essa parceria.

Se você quer sabe...
Mark as Played
Nesta sexta-feira, 6 de agosto, vai ao ar mais um episódio de Lira – o podcast de música clássica do IREE, onde Fabio Zanon, motivado pela Olimpíada, que ainda está acontecendo, conversa com o jornalista Irineu Franco Perpétuo sobre competições em música.
No episódio “Competições e Competitividade – onde a música se encontra com o esporte”, eles conversam sobre a história das competições musicais e discutem as razões para que músic...
Mark as Played
Será que estamos numa nova era gótica?

"A máscara da morte: gótico em música" é o tema do novo episódio de "Lira", o podcast de música do IREE Cultura!

Nele, Fabio Zanon conta como o gótico surgiu e com quais linguagens artísticas esteve alinhado, e explica que, ao longo da história, a palavra "gótico" teve, inúmeras vezes, o seu significado corrompido.

Se você quer saber um pouco mais sobre música clássica, mas não somente, não vive ...
Mark as Played
Lamento e pesar
Como a tristeza é construída em música: baixos descendentes e chaconas

No episódio “Lamento e pesar – Como a tristeza é construída em música: baixos descendentes e chaconas”, Fabio Zanon bate um papo com a psicanalista Luciana Pires sobre como a nossa relação com as artes convive com o sentimento de tristeza, pesar e melancolia.

“Eu acho ótimo poder dizer que a tristeza é um sentimento básico, e por sentimento básico ...
Mark as Played
A música da humanidade - O que a antropologia pode revelar sobre a música que ouvimos hoje.

No episódio “A música da humanidade: O que a antropologia pode revelar sobre a música que ouvimos hoje”, Fabio Zanon bate um papo com a musicista, antropóloga, educadora musical, pesquisadora de música das culturas do mundo, cantora e líder do grupo vocal Mawaca, Magda Dourado Pucci!

Para compreender melhor a raiz da música que ouvimos hoje, o...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.