Desastres Naturais

Desastres Naturais

De morte natural nunca ninguém morreu, dizia Jorge de Sena. Ainda assim, Desastres Naturais fala de mortes alheias, todas as semanas. Uns mais famosos do que outros, estrangeiros e nacionais, todos podem figurar nos obituários feitos por António Araújo. Com uma certeza, porém: só ouve quem estiver vivo

Episodes

December 30, 2022 7 mins

Uma vida dedicada ao crime, toda ela passada em gangues até se tornar o chefe da família Patriarca de New England, Massachussetts. Salemme, conhecido como “Cadillac Frank”, foi responsável por inúmeras mortes e estava, até à data da sua morte, preso em prisão perpétua após ter cumprido 11 anos de prisão. Faleceu aos 89 anos no dia 13 de dezembro.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Abigail Kinoiki Kekaulike Kawananakoa, conhecida como Princesa Abigail Kawananakoa, nasceu durante o Periodo Terriotorial do Havai e era descendente da família real Havaiana. Com a sua morte estingue-se a dinastia real daquele país anexado aos Estados Unidos desde o fim do século XIX. Abigail deixou considerável fortuna ao falecer aos 96 anos no passado dia 11 de dezembro.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

O esquadrão da RAF nº 617 ficou conhecido como “The Dambusters” por ter destruído duas barragens em 1943 que ajudaram à derrota Nazi. Amplamente condecorado, era o último membro vivo do esquadrão. Faleceu aos 101 anos a 7 de dezembro.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

“Nunca se viu nada assim”, é a descrição feita aos tumultos que se sucederam à morte do artista angolano Nagrelha. Com o seu grupo Os Lambas, Nagrelha conquistou o mundo em 2000 e, já a solo, foi autor de vários sucessos como “Não Me Tarraxa Assim”, “Wamona” ou “Provou e Gostou”. No seu funeral, a polícia foi forçada a intervir com gás lacrimogéneo devido aos tumultos e roubos, havendo inclusive mortes e feridos. Nagrelha faleceu a...

Mark as Played

Pierre de Lagarde ensinou a um vasto auditório francês a importância da preservação do património arquitetónico. De 1962 até 1975 o seu programa permitiu a salvação de mais de 150 monumentos em ruína. Morreu aos 90 anos em Paris.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Virginia McLaurin morreu de falha cardíaca no passado dia 14 na sua casa de Olney, no Maryland, ao fim de 113 anos de vida, a crer nos seus cálculos, já que não existem provas de que tenha sequer nascido, talvez por não ter sido gente, antes um anjo dos céus caído. Por cá deixou 50 descendentes directos, desde filhos a tetranetos.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Nos 20 anos em que viveu Aura, o mundo passou por várias mudanças e muitas delas foram catastróficas. Esta fémea de lince ibérico, contudo, ajudou a salvar a sua ameaçada espécie da forma mais natural possível e sem política: a comer, a dormir e a procriar. Dizem os tratadores que tinha um feitio complicado, mas que cuidava muito bem das suas crias. Para não sofrer mais, foi eutanaziada no dia 10 de outubro.

See omnystudio.com/liste...

Mark as Played

O caso foi tão marcante na sociedade brasileira que abafou a demissão de Collor de Mello, presidente que se afastou devido aos escândalos de corrupção e inflação elevada. A 28 de Dezembro de 1992, Pádua e a sua mulher Paula Thomaz assassinaram a atriz Daniella Perez, filha da argumentista Gloria Perez. Ordenado pastor em 2017, Pádua era apoiante de Jair Bolsonaro e morreu aos 53 anos vítima de enfarte.

See omnystudio.com/listener fo...

Mark as Played

Nacionalista escocês, Ian Robertson Hamilton entrou na abadia de Westminster em Londres no dia de Natal de 1950 e roubou a Pedra do Destino (Stone of Scone), objeto utilizado nas coroações escocesas até 1296, altura em que foi roubada pela coroa Inglesa. Apesar da pedra estar em solo escocês, vai ser utilizada na coroação do Rei Carlos III. Político, ativista pela independência e advogado, Hamilton faleceu aos 97 anos sem ver a Esc...

Mark as Played

Neto de moleiro e filho de polícia, criado e crescido no bairro de Campolide, Adriano Moreira namorou a oposição a Salazar mas acabou sendo seu ministro, tentando reformar o regime e o império por dentro antes de serem varridos a partir de fora. O regime democrático não lhe vedou as portas a um sem-número de elevados cargos, como deputado à Assembleia da República, de que foi vice-presidente de 1991 a 1995, presidente do Conselho N...

Mark as Played

Antonio Inoki teve várias vidas, combateu pesos-pesados como Muhammad Ali e foi também político. Teve participações na televisão e em bandas-desenhadas e era um ícone de uma geração. Faleceu aos 79 anos no dia 1 de outubro.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Al Qaradawi gozava de imensa popularidade no mundo Islâmico devido ao seu programa na Al Jazeera e era considerado “moderado” pelas fações mais radicais do Islão apesar de promover chicotadas públicas a homossexuais.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Um dos fundadores da “The Paris Review”, uma das mais importantes revistas literárias da segunda metade do século XX, John Train exerceu a função de speechwriter no Pentágono e, depois de trabalhar em Wall Street, fundou a consultora Train, Smith Investment Counsel, a favorita das famílias ricas de Nova Iorque, assinando ainda livros sobre investimento e finanças. Reagan, George W. Bush e Clinton nomearam-no para missões em todo o ...

Mark as Played

Uma das incontáveis vítimas da assimilação Australiana, episódio negro onde crianças aborígenes eram retiradas aos pais na infância (só conheceu a sua mãe o ano passado), Jack Charles foi presença assídua na televisão, um importante ativista pelos direitos LGBTQIA+ e aborígenes. Uma vida sofrida mas dedicada às causas que realmente importam. Faleceu no dia 13 de setembro em Victoria.

See omnystudio.com/listener for privacy informati...

Mark as Played

Quando Krishnam Raju se dedicou à política já tinha sido protagonista em centenas de dramalhões telugos. A sua vida política foi marcada por uma acérrima defesa das vacas, animal sagrado no seu país. Raju foi uma verdadeira estrela na Índia, onde vivem 1,4 biliões de pessoas e se falam 447 línguas. Faleceu no passado dia 11 de setembro aos 82 anos.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Manuel Muñoz Alcón, mais conhecido pelo seu nome artístico Manolo Sanlúcar, foi um dos maiores expoentes do flamenco espanhol ao lado de nomes como Paco de Lucia, Tomatito e Vicente Amigo. Aos 8 anos já dominava a guitarra e ganhava prémios. Faleceu a 27 de agosto após 70 anos de vida dedicados à arte do Flamenco.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Sabe-se que foi amante de Marlon Brando e, embora nunca tenha deixado filhos, deixou uma legião de filmes e fãs. Irene Papas foi a eterna atriz grega, imortalizada em filmes como “Zorba, o Grego” ou “Os Canhões de Navarone”, papeis fortes e inesquecíveis. Sofria de Alzheimer e já tinha abandonado a carreira em 2018. Faleceu no dia 14 de Setembro aos 96 anos.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Considerado demasiado louco até para o mais louco dos jornalistas, Hunter S. Thompson, Tim Page fotografou o Vietname durante a guerra, foi ferido várias vezes, abraçou o movimento hippie e serviu de inspiração para o fotógrafo protagonizado por Dennis Hopper em “Apocalipse Now“. Faleceu a 24 de agosto, uma vida dedicada às imagens.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Um dos maiores charlatões da história teria de ser amigo de outro grande criminoso, Jeffrey Epstein. Steven Hoffenberg morreu e não deixa saudades, após ter amealhado fortuna à custa de esquemas de pirâmide. Foi encontrado morto em casa a 23 de Agosto.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Parece quase cliché dizer que o derradeiro líder da ex-União Soviética nasceu na pobreza mas isso é a realidade da maioria da população daquele país gigante, especialmente à época. Foi com muito custo e graças a uma debulhadora que que conseguiu estudar em Moscovo e subir a escada do poder. Uma história intensa, escrita e narrada por António Araújo.

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.