Afroturismo, o Movimento

Afroturismo, o Movimento

A cada sexta-feira, novos convidados falam com Guilherme Soares Dias (fundador do Guia Negro, com participação do fotógrafo e anfitrião de experiências Heitor Salatiel, que traz dicas de lugares, músicas e filmes para continuar as viagens propostas pelo programa)sobre a história e a cultura desse povo tão rico, trazendo narrativas sobre o protagonismo negro e um novo olhar para o turismo. Afroturismo, o movimento, pretende ser um guia inovador de viagens mais diversas e conscientes. Embarque conosco!

Episodes

December 12, 2022 32 mins
As histórias de cultura negra na maior região alagada do planeta, onde a maior cidade é Corumbá, que conta com 66% da população negra, são o tema do episódio de Afroturismo, o movimento. Contamos narrativas que a TV não mostra sobre Pantanal, que se estende pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O entrevistado é Luiz Ricardo Rocha, turismólogo e pantaneiro, fundador da LR Travel Experience. O programa é apresentado pelo...
Mark as Played
A estreia da segunda temporada de Afroturismo, o movimento mostra a história negra do bairro do Bixiga, em São Paulo, que começa com o Quilombo Saracura, passa pela escola de samba Vai Vai, pela escola de capoeira do Mestre Ananias e o samba da 13 de maio. A entrevistada da estreia é Luciana Araujo, jornalista, radicada no Bixiga, uma das lideranças do movimento Estação Saracura-Vai Vai. O programa é apresentado pelo jornalista e f...
Mark as Played
No último episódio da primeira temporada de Afroturismo, o movimento um encontro de protagonistas do setor que falam da história, do hoje e sobre o que está por vir, o afrofuturismo, na área das viagens. Nosso host, Guilherme Soares Dias, o jornalista e fundador do Guia Negro conversa com o hoteleiro Hubber Clemente; com a viajante e fundadora da Bitonga Travel Rebecca Alethea; com a CEO da Brafrika Viagens e DNA, Bia Moremi, com a...
Mark as Played
Dois anos e meio viajando para desbravar os 193 países do mundo. Essa é a meta do administrador Robson Jesus (@onegovailonge), convidado de hoje de Afroturismo, que pretende ser o primeiro homem negro a passar por todos os países do mundo. O jornalista, fundador do Guia Negro e nosso host, Guilherme Soares Dias, pergunta sobre dicas de como dar uma volta ao mundo, curiosidades da viagem e qual o país que ele tem mais vontade de con...
Mark as Played
Palmares, Brasília, Recife, Aparelha Luzia, Tailândia e Harlem são alguns dos lugares do povo preto que são dados como dicas no episódio de Afroturismo de hoje. O jornalista, fundador do Guia Negro e nosso host, Guilherme Soares Dias, conversa com a deputada estadual (PSOL/SP), educadora e parideira do Aparelha Luzia, Erica Malunguinho. Eles têm uma conversa elucidativa, que parte dos lugares de poder para o povo preto, sendo poder...
Mark as Played
June 10, 2022 27 mins
A escravização em Piracicaba foi muito dura, e é por isso que hoje o nosso Afroturismo nos leva para Piracicaba, no interior de São Paulo, e Guilherme Soares Dias, jornalista, fundador do Guia Negro e nosso host, recebe Julia Madeira, que é guia de turismo e fundadora do Rotas Afro para nos ensinar o que a cidade tem a oferecer em relação ao resgate das nossas memórias. Imperdível! Vem ouvir!

Afroturismo, O Movimento é um Original d...
Mark as Played
June 3, 2022 25 mins
O turismo no centro histórico de Olinda para além das igrejas e as histórias, personagens e cultura negra da cidade pernambucana são o tema do episódio de hoje. Guilherme Soares Dias, jornalista, fundador do Guia Negro e nosso host, nos leva para viajar para Olinda negra acompanhado de Mirela Cavalcanti, que é pedagoga, educadora social, cantora e compositora do Afoxé Alafin Oyó. Venha viajar de uma forma mais diversa por essa cida...
Mark as Played
Nossa viagem hoje é por lugares, histórias e cultura negra de Salvador, apesar de ser um local bem conhecido por sua população preta, muitas vezes têm a negritude apagada durante o turismo pelo local.
O jornalista, fundador do Guia Negro e nosso host,
Guilherme Soares Dias conversa com Eldon Neves, museólogo, anfitrião do Guia Negro e militante na Unegro. Vem ouvir!


Afroturismo, O Movimento é um Original da Pod360
Apresentador: Guilher...
Mark as Played
May 20, 2022 28 mins
Nosso passeio pelo afroturismo hoje é na companhia de Moyses Junior, para uma viagem pela África do Sul. Guilherme Soares Dias, jornalista, fundador do Guia Negro e nosso host, conversa com o viajante sobre dicas para uma viagem completa pela África do Sul. Moyses também responde para quais cidades ir e sobre o que mais o surpreendeu durante as viagens, desmistificando a ideia que podemos ter sobre o país e nos conta até sobre o ap...
Mark as Played
Desde a abolição da escravatura, em 13 de maio de 1888, negros vão às ruas de Santo Amaro (BA) para comemorar. O Bembé do Mercado é também o maior candomblé de rua do mundo. A comemoração é o tema do Afroturismo da semana, em que nosso host, jornalista e fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, recebe Antonioni Afonso, educador e gestor social, membro da Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê e da Associação Beneficente Bem...
Mark as Played
Hotelaria sem racismo é o tema do episódio de hoje, em que nosso host, jornalista, fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, conversa com o hoteleiro e membro do coletivo pelo afroturismo, Hubber Clemente. Eles discutem sobre o que ainda não temos conseguido fazer em relação à hospitalidade. Será que lugares de luxo estão prontos para receber hóspedes negros? Realmente tratam todos os clientes da mesma forma? Vem ouvir!


Afrotur...
Mark as Played
Guilherme Soares Dias, nosso host, jornalista e fundador do Guia Negro conversa, neste episódio, com Bia Moremi, diretora criativa da Brafrika viagem e DNA, eleita uma das cem pessoas mais influentes do Turismo pela PANROTAS. Bia fala sobre as possibilidades de conexão com as pessoas negras nas viagens, sobre o teste de DNA para descobrir suas origens, os processos culturais que podemos passar quando viajamos e acolher a celebração...
Mark as Played
April 22, 2022 32 mins
Neste episódio de Afroturismo, o movimento, o jornalista e fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias conta com Kenia Maria, atriz e influenciadora para fazer este passeio com a gente. Ela, que já viajou muito em família, e viveu no Peru, Equador e Venezuela, sabe como ninguém o quanto isso pode ser transformador, principalmente, pelo contato com as culturas africana e indígena. Vem ouvir!


Afroturismo, O Movimento é um Original d...
Mark as Played
April 15, 2022 27 mins
Você sabia que o Brasil tem sete chapadas? No episódio de hoje, quem acompanha o jornalista e fundador do Guia Negro, Guilherme Soares Dias, é a turismóloga e criadora de conteúdo Cris Marques, também chamada de “Rainha das Chapadas”.
Cris conta um pouco sobre as suas viagens, as curiosidades de cada Chapada e dá dicas para os aventureiros que gostam de fazer trilhas e conhecer cachoeiras inexploradas.
A viajante também explica as di...
Mark as Played
April 8, 2022 27 mins
Quais são as dores e delícias de ser uma mulher negra viajante? Quais as dicas valiosas para as viajantes? Rebecca Alethéia, fundadora do Bitonga Travel, um coletivo de mulheres negras viajantes acompanha o jornalista e fundador do Guia Negro Guilherme Soares Dias neste episódio. Rebecca é viajante profissional e uma mulher que ama viajar sozinha – sem nunca deixar de se conectar com outras mulheres pela estrada. Vem ouvir!

Afroturi...
Mark as Played
April 1, 2022 32 mins
Nossa viagem de hoje é para a Pequena África, essa área do Rio de Janeiro tão importante para a cultura negra. Quem acompanha o jornalista e fundador do Guia Negro Guilherme Soares Dias nessa caminhada, é a Gabriela Palma, guia de turismo especialista no circuito de herança africana no Rio, cofundadora e sócia da Sou + carioca, professora e produtora de conteúdo no YouTube. Vem ouvir!

Afroturismo, O Movimento é um Original da Pod360
...
Mark as Played
March 25, 2022 28 mins
Hoje, o jornalista, fundador do Guia Negro e nosso host, Guilherme Soares Dias, fala com Nicolas Guerra sobre como se percebeu negro em uma viagem. Nicolas já foi piloto de navio, mas largou a profissão para realizar o sonho de viajar o mundo e agora faz mestrado em Budapeste com a bolsa https://stipendiumhungaricum.hu/. Vem ouvir!

Afroturismo, O Movimento é um Original da Pod360
Apresentador: Guilherme Soares
Direção Executiva: Marco...
Mark as Played
Neste episódio, o jornalista e fundador do Guia Negro Guilherme Soares Dias nos leva para um passeio pela obra de Maria Firmina dos Reis, considerada a primeira romancista brasileira, e quem nos ajuda nessa caminhada é Julia Martins, atriz e produtora cultural maranhense. Vem ouvir sobre a trajetória dessa mulher negra e transgressora.
Mark as Played
March 11, 2022 24 mins
Nossa viagem do dia é para a Ilha de Boipeba, este lugar mágico na Bahia. Quem acompanha o jornalista e fundador do Guia Negro Guilherme Soares Dias na jornada, é a escritora, viajante e fundadora da Quase Nativa, Manoela Ramos.
Vem descobrir os segredos deste lugar tão significativo e que mantém vivas suas tradições. Aperta o play!
Mark as Played
"A viagem desta semana é para São Luís do Maranhão, uma capital com 74% da população negra. Uma cidade onde se vê a negritude em todos os espaços, mas infelizmente, não é tão explorada quando se faz turismo usual.
Quem acompanha o jornalista Guilherme Soares Dias nessa conversa é Rômulo Mafra, psicólogo e diretor do Instituto Da Cor ao Caso que está mudando o panorama do afroturismo por lá. Vem ouvir!"
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.