Lab de Tendências

Lab de Tendências

As principais tendências que estão transformando as empresas, as profissões e a sociedade. Quinzenalmente, às quartas-feiras, Iuri Campos do Lab de Tendências da Casa Firjan recebe protagonistas do mercado para debater novos comportamentos, tecnologias, modelos de negócio e o que você pode fazer hoje para estar cada vez mais preparado para o futuro. http://casafirjan.com.br/lab-de-tendencias/podcast Instagram: @casafirjan

Episodes

April 17, 2024 34 mins
"O sucesso deveria ser medido não apenas pelo que conquistamos, mas também pelas coisas de que não abrimos mão pra alcançar tais conquistas". É isso que defende o psiquiatra Daniel Barros, em seu livro “Viver é melhor sem ter que ser o melhor”, lançado em novembro do ano passado pela editora Sextante.  
   
Considerando os altos níveis de ansiedade e burnout no Brasil e trazendo tendências como “quiet quitting” e a semana de 4 dias d...
Mark as Played
Nesse episódio, a doutora Luana Marques, professora de psicologia de Harvard e diretora do programa de saúde mental do hospital geral de Massachusetts, apresenta ferramentas práticas para enfrentar o estresse e a ansiedade.

Falamos sobre a fisiologia do cérebro e a influência da amígdala e do córtex pré-frontal no nosso comportamento e como identificar padrões de pensamento que nos deixam tensos e preocupados. Com esse conhecimento,...
Mark as Played
O South By Southwest (SXSW) é um dos principais festivais de tecnologia, inovação e cultura do mundo. O evento acontece todo ano em Austin, nos Estados Unidos, desde 1987, e movimenta milhares de pessoas que viajam de todos os cantos do mundo para conferir em primeira mão a apresentação de grandes nomes do mercado global. Tecnologias como inteligência artificial, CRISPR (”Repetições Palindrômicas Curtas Agrupadas e Regularmente Int...
Mark as Played
A ascensão das plataformas de streaming e das redes sociais, transformações recentes, estão impactando a forma como se produz e consome filmes, séries e programas de TV. Nesse episódio exploramos as tendências tecnológicas e culturais que estão moldando o setor audiovisual como um todo e falamos sobre a força criativa brasileira e o potencial desse mercado no país.

Com Rosane Svartman, autora de diversas novelas e séries premiadas d...
Mark as Played
O mercado de conteúdo digital está constantemente mudando, com novos formatos, novas plataformas e novas funcionalidades. Entender o que é tendência de comportamento nas redes e como se posicionar digitalmente é fundamental para quem cria conteúdo na internet, seja uma marca ou uma pessoa física.

Quer saber como trabalhar melhor o Instagram, a nova trend do TikTok, para onde a geração z está migrando e o que os influenciadores digit...
Mark as Played
O Fórum Econômico Mundial (FEM) é um evento que reúne todo ano, em Davos, na Suíça, os principais líderes empresariais e políticos do mundo para discutir os rumos da economia global e os desafios mais urgentes que devem ser enfrentados.

Dessas reuniões saem importantes relatórios que servem de balizadores para a tomada de decisões de empresas e governos, além de previsões sobre o cenário econômico futuro. Nesse episódio, Iuri Campos...
Mark as Played
A Inteligência Artificial vai impactar cerca de 40% das profissões no mundo segundo o FMI e é destaque em todos os relatórios de tendências para os próximos anos. Ao mesmo tempo, o Relatório de Riscos Globais, do Fórum Econômico Mundial, coloca como principal perigo para os próximos dois anos a desinformação impulsionada a partir do uso da IA, especialmente com a criação de deepfakes.

Nesse episódio, recebemos Diogo Cortiz, um dos p...
Mark as Played
December 6, 2023 51 mins
Quais são os cenários de futuros possíveis que vão impactar as dinâmicas sociais e as empresas nos próximos dois anos? O boom da Inteligência Artificial e a intensificação da crise climática são exemplos de importantes vetores de mudanças que pautaram 2023. Mas que desdobramentos podemos esperar a partir disso?

Nesse episódio especial do podcast Lab de Tendências, Iuri Campos conversa com Carol Fernandes e Isabela Petrosillo, coorde...
Mark as Played
Em tempo de ESG, com a cobrança por responsabilidade ambiental, social e de governança por parte das marcas, a Farm tem inovado em ações relacionadas à sustentabilidade e ao impacto social. Com o DNA de inovação já característico da empresa, ações como o reuso de tecido na produção, a plantação de mil árvores por dia, a cocriação com uma comunidade indígena e o apoio a projetos periféricos vêm compondo a estratégia do negócio.

Confi...
Mark as Played
A comunicação não-violenta (CNV) foi desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshal Rosenberg, na década de 60, mas é um processo de pesquisa contínuo, que vem ganhando nuances complexas em um mundo cada vez mais conectado e polarizado. Nesse contexto, saber se comunicar de maneira empática, abraçando a própria vulnerabilidade e com poder de escuta é uma ferramenta fundamental para o sucesso nos relacionamentos. Seja no ambien...
Mark as Played
Ao longo dos séculos, desenvolvemos diversas ferramentas e modelos que buscam medir e precificar a passagem do tempo e seu efeito inexorável influencia diversos aspectos da nossa existência. Culturais, sociais, psicológicos e comportamentais.

Afinal, como a nossa sociedade moderna está se relacionando com o tempo e o que podemos aprender com outros pontos de vista sobre esse tema? Gustavo Nogueira, fundador do Temporality Lab, nos ...
Mark as Played
O sono é uma das principais ferramentas para o bem-estar e produtividade, com um papel fundamental na regulação do estresse e ansiedade, consolidação da memória, aumento do foco e criatividade, desempenho físico, entre tantos outros benefícios.

Nesse episódio, conversamos com o neurocientista e pesquisador do sono, Cleiton Aguiar, sobre o que acontece no nosso cérebro durante esse período e o que podemos fazer para otimizar o nosso ...
Mark as Played
A tokenização de ativos é algo que vai impactar todos os setores da indústria e no Agro não será diferente. Conheça o case da startup Agrotoken, que está criando representações digitais de commodities agrícolas como milho e soja, através da tecnologia blockchain, para facilitar transações e acesso ao crédito por parte dos produtores rurais.

Essa aplicação, segundo Anderson Nacaxe, country manager Brazil da empresa, é uma das mais ex...
Mark as Played
O Afrofuturismo combina elementos da cultura africana, ficção científica e tecnologia para reimaginar o passado, presente e futuro da experiência negra. Do reino de Wakanda, do Pantera Negra, ao jazz de Sun Ra, passando pela filosofia e literatura, o Afrofuturismo oferece cenários de futuros com pessoas negras como protagonistas. Afinal, o primeiro passo para construir futuros é imaginando.

Nesse episódio, repleto de referências so...
Mark as Played
Não importa qual seja o seu objetivo, são os hábitos que você constrói que te levarão ao sucesso. E para criar bons hábitos, existem métodos e estratégias amparadas pela biologia, psicologia e neurociência.

É sobre isso que conversamos nesse episódio com a neurocientista, doutora em Ciências-Fisiologia pela UFRJ e sócia-fundadora da Nêmesis Neurociência Organizacional, Ana Carolina Souza.

Acesse as referências do episódio

Apresentação...
Mark as Played
Tecnologias como a inteligência artificial e web3 estão provocando profundas transformações no mercado e na sociedade. Como líder, você não precisa necessariamente se tornar um especialista nessas tecnologias, da mesma forma que o CEO de uma marca de roupas não precisa saber sobre costura.

No entanto, assim como afirma o autor Andrea Iorio, é preciso desenvolver um novo conjunto de habilidades para se tornar um metalíder nesta nova ...
Mark as Played
Bruno Rodrigues, autor de “Em busca de boas práticas de UX Writing” e uma das maiores referências sobre o tema no Brasil, compartilha insights sobre o processo estratégico de criação de textos e palavras que aprimoram as interações digitais.

Neste episódio, Bruno conversa com Iuri Campos sobre a importância da pesquisa ao definir as palavras-chave para um determinado público, os impactos de ajustes sutis de linguagem no comportament...
Mark as Played
Descubra como a NotCo, uma foodtech chilena, se tornou uma das dez empresas mais inovadoras da América Latina, segundo a Fastcompany, tendo a inteligência artificial no centro do seu modelo de negócio. A empresa utiliza aprendizado de máquina para simular sabor, textura e até aroma de produtos como leite, hambúrguer e frango empanado, tudo isso com ingredientes 100% à base de plantas.

Desde a sua criação, o negócio já recebeu invest...
Mark as Played
Postura, preparação, comunicação, táticas e emoções: esses são os 5 pilares para construir acordos de confiança. Segundo o autor norte-americano Daniel Pink, profissionais chegam a passar até 80% do seu tempo negociando, porém poucos se dedicam a aprimorar habilidades que podem levar a bons acordos.

Nesse episódio, conversamos com Breno Paquelet, uma das maiores referências brasileiras no tema e autor do livro “Negocie sem medo” (Ed...
Mark as Played
A semana de 4 dias de trabalho será testada no Brasil em meio a muitas expectativas e incertezas. Nos últimos anos, países como Nova Zelândia, Estados Unidos, Portugal e Reino Unido vêm testando a redução da jornada de trabalho semanal - e os resultados até aqui têm sido promissores. Há redução real em indicadores como estresse, burnout e turnover, além da melhora na produtividade.

Em parceria com a Reconnect, consultoria brasileira...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.