PodFalar, Mãe!

PodFalar, Mãe!

Este podcast traz assuntos relacionados à maternidade e cuidados com as crianças em geral. A jornalista Larissa Castro une sua bagagem profissional de repórter com suas experiências como mãe para ajudar à todos os envolvidos na geração e educação de um filho. Com a participação de profissionais renomados, os episódios semanais garantem conteúdo de confiança em entrevistas leves e descontraídas. Seja bem-vindo para curtir esse verdadeiro enxoval de informações!

Episodes

April 16, 2024 22 mins

Neste episódio, vamos detalhar os riscos para as mães e para os bebês em caso de diabetes gestacional. Você vai entender quais são os principais fatores para desenvolver a doença e o que pode acontecer se não houver um controle adequado da glicemia durante a gravidez. 

Vamos desvendar mitos e verdades sobre o tema também. A entrevista é com Amanda Dantas, ginecologista e obstetra, formada pela Unicamp, mestra e doutoranda em Saúde...

Mark as Played

As possíveis complicações para as mulheres que tem diabetes gestacional são graves, variam desde a possibilidade de um parto prematuro até uma pré-eclampsia. Por isso, é importantíssimo o controle da glicemia.

Neste episódio, você vai encontrar orientações para manter uma dieta equilibrada, garantir uma gravidez saudável e um parto seguro.
A entrevista é com a nutricionista Maira Pinho.

See omnystudio.com/listener for privacy in...

Mark as Played

Que mulher não ficou preocupada na hora de anunciar a gravidez no ambiente de trabalho? E se a gestação não for planejada e vier durante um processo seletivo? Rola também aquela insegurança da volta depois da licença. 

O fato é que o mercado de trabalho está carregado de preconceito quando o assunto é a maternidade. Neste episódio, nós vamos detalhar as leis que protegem as mães e trazer orientações sobre como buscar seus direitos...

Mark as Played
March 26, 2024 18 mins

Crescer dói? Será que isso pode mesmo acontecer? Neste episódio, a pediatra e neonatologista Daniela Otte Nunes explica o que é a tal “dor do crescimento”, quando e como ela pode acontecer. Também traz dicas de como amenizar os sintomas.

#dordecrescimento #criança #queixa #sintomas

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played
March 19, 2024 26 mins

Educação sexual não é só sobre falar do ato sexual em si. Envolve explicar a anatomia do corpo, fazer a criança entender quais são suas partes íntimas e a importância de protegê-las. 

Falar sobre educação sexual é falar sobre saúde, sentimentos, intimidade, prevenção e outros temas que vão ser abordados em detalhes neste episódio.

A entrevista é com a psicóloga Ariane Bizzarri, mestre em ciências da saúde, especialista em neurops...

Mark as Played
March 12, 2024 22 mins

A dengue é mais perigosa para crianças e adolescentes? Como identificar os primeiros sinais? Como proteger nossos pequenos dos riscos? Quais os repelentes mais indicados? 

São muitas perguntas sobre o tema que nós vamos responder neste episódio. A entrevista é com a infectologista Fabiana Romanello.

#dengue #criança #adolescente #sinais #sintomas #complicações #saúde

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played
March 5, 2024 24 mins

Cães e gatos podem sentir ciúmes quando chega um bebê em casa? No episódio de hoje você vai entender que mudanças de comportamento são esperadas e o que dá para fazer para contornar a situação. 

Na entrevista com a veterinária Aline Ambrogi falamos também sobre os riscos que os animais podem oferecer aos bebês, principalmente nos primeiros meses de vida. 

#pets #ciúmes #cachorro #gato #bebê #criança #ataque #doenças #convivência

S...

Mark as Played
February 27, 2024 19 mins

Será que mochila pesada pode mesmo dar dor nas costas e problema na coluna da criança? 

Neste episódio, você vai saber até que ponto isso é verdade e que outros riscos estão escondidos em cenas corriqueiras nas escolas.

O ortopedista pediátrico David Nordon explica como a má postura e o uso excessivo do celular podem trazer consequências na vida adulta.

#criança #adolescente #mochila #postura #celular #corcunda #dornascostas

See ...

Mark as Played

A vacina da dengue é mais uma para incluir na carteirinha das crianças. Nós pais temos a obrigação de manter a imunização contra doenças graves em dia, mas sempre que surge uma vacina nova, surgem também muitas dúvidas e preocupações. 

Neste episódio, a infectologista Rachel Stucchi explica como funciona a vacina da dengue no organismo, quem pode e quem não pode tomar e quando fazer isso. 

#vacina #dengue #imunização #qdenga #cri...

Mark as Played
February 13, 2024 22 mins

Assoalho pélvico é basicamente o nome da região que fica abaixo do abdômen. São os músculos, tecidos e ligamentos que, no caso das mulheres, sustentam o útero, a bexiga, a vagina e o ânus.

Neste episódio, você vai aprender o que pode acontecer num parto normal e o que fazer caso tenha problemas nessa região depois da chegada do bebê.

A entrevista é com Claudia Frederice, especialista em fisioterapia aplicada à saúde da mulher pel...

Mark as Played
February 6, 2024 25 mins

Começaram as aulas e você está de novo naquela luta para montar a lancheira do seu filho? Você quer que ele coma coisas saudáveis, mas não consegue agradar. A lancheira vai e volta quase intacta?

Neste episódio, a entrevista com a nutricionista Glaucia Balardini traz dicas do que oferecer e como armazenar. 

#alimentação #lancheira #lanchinho #saudável

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played
January 23, 2024 27 mins

Este episódio é para a mãe que está em busca de se redescobrir como mulher e como esposa depois da maternidade. Eu aposto que você já se perguntou quando vai conseguir ter momentos de intimidade de novo com seu parceiro. 

Também já teve aquela dúvida: será que vai ser a mesma coisa depois de tantas mudanças na rotina e no corpo? Pode ter certeza que você não está sozinha nesse mar de inseguranças. 

Na entrevista com a psicóloga S...

Mark as Played
January 16, 2024 26 mins

Seu filho vai para a escola pela primeira vez e bateu aquela ansiedade de como vai ser a adaptação? Neste episódio você vai saber o que é esperado no comportamento dos bebês e das crianças nesse período. 

Também vai ter dicas para facilitar o processo e saber como lidar com as possíveis dificuldades. 

A entrevista é com a psicóloga Laís Godoy, especialista em análise do comportamento, que atua no atendimento infantil e orientação...

Mark as Played
January 9, 2024 27 mins

Se tem uma coisa que preocupa uma mãe é quando a criança não come. Os pequenos podem passar por fases diferentes, com mais ou menos seletividade, mas a recusa alimentar é muito desafiadora. 

 

Neste episódio, você vai encontrar dicas para não gerar traumas no seu filho quando o assunto é a alimentação. Vai saber também como agir para driblar a recusa alimentar.

 

A entrevista é com Helena Raposo, nutricionista e pesquisadora do...

Mark as Played
January 2, 2024 4 mins

Você sabe como agir quando seu filho abusa do sol? Quando o quadro pode ser considerado insolação? Precisa buscar atendimento médico? A partir de que idade piscina e praia estão liberadas?

 

Este episódio, que conta com a participação da dermatologista Anelise Dutra, traz dicas de como proteger os pequenos no verão e explica como lidar com os exageros.

 

#verão #sol #proteção #criança #insolação #protetorsolar #praia #piscina #...

Mark as Played
December 26, 2023 17 mins

Este episódio vai te ajudar a entender o que é a tal da virose e saber como agir quando seu filho apresentar os sintomas.

 

O bate-papo é com a doutora Cintya Sabioni, pediatra, chefe do departamento de pediatria do Hospital São Francisco, em Mogi Guaçu.

 

#virose #vômito #diarréia #sintomas #vírus 

See omnystudio.com/listener for privacy information.

Mark as Played
December 19, 2023 7 mins

Este episódio tem a missão de fazer seu filho comer bem nas férias. Aqui você vai encontrar três informações importantes: o que as crianças podem o não podem comer nas festas de fim de ano, dicas de como controlar a alimentação na praia e se o açúcar oferecido em maior quantidade neste período pode bagunçar de vez o paladar do seu filho.

 

O episódio conta com a participação da nutricionista materno-infantil Rebeca Scaravelli.

 

...

Mark as Played
December 12, 2023 22 mins

O que pode impedir um casal de ter filhos? A partir de que momento é melhor buscar ajuda e investigar se existe algum problema de fato? Quais são as alternativas apresentadas hoje para quem não quer abrir mão do sonho de ter uma criança em casa?

Nesta entrevista com Isadora Matias, ginecologista e especialista em reprodução humana, você vai encontrar essas respostas e entender o que pode atrapalhar a fertilidade da mulher e do hom...

Mark as Played
December 5, 2023 34 mins

Chegou a hora de desmamar o seu filho e você não sabe como fazer isso? Aliás, será que tem momento certo? 

 

A amamentação vai muito além da nutrição. Por isso, o desmame precisa acontecer gradativamente e sem traumas.

 

Neste episódio, Nayanne Gisondi, osteopata pediátrica e mentora parental, explica os sinais que indicam quando a família deve romper esse vínculo e traz dicas de como agir da melhor maneira possível. 

 

#desm...

Mark as Played
November 28, 2023 37 mins

Quando um bebê vai dormir a noite inteira? Essa é a pergunta de milhões e que vem acompanhada de muitas outras dúvida quando o assunto é o sono das crianças. 

É normal acordar para mamar até que idade? Como funciona a tal da rotina do sono? 

 

Neste episódio, você vai encontrar essas e várias outras respostas. A entrevista é com Ana Groninger, educadora integrativa do sono, infância e parentalidade pelo MEC e mentora de famílias...

Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.