Política se Discute?

Política se Discute?

A máxima popular diz que não. Para contestar essa regra, o jornalista Norberto Notari recebe entrevistados dispostos a mostrar a importância de debater, questionar e, sobretudo, estabelecer conversas respeitosas sobre política. O Política se Discute? é um conteúdo da RW Cast, com produção e apresentação de Norberto Notari e edição de áudio feita por Marcelo Bonora e Mário Melo.

Episodes

April 18, 2024 25 mins
Professor de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Robert Iturriet Ávila nos conta a importância das decisões políticas para o bolso do consumidor e avalia a relação de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, com o mercado financeiro. 
Mark as Played
Dandara Tonantzin é deputada federal (PT-MG), pedagoga e ativista. A parlamentar falou sobre o novo ensino médio, educação em geral e desigualdade social, racial e de gênero. 
Mark as Played
April 3, 2024 23 mins
Ladislau Dowbor é economista, professor de economia da PUC de Sâo Paulo e foi vítima da repressão da ditadura militar no Brasil. 
Mark as Played
March 27, 2024 41 mins
Roberta Cunha de Oliveira é mestra em Ciências Criminais pela PUC do Rio Grande do Sul,  escritora e autora do livro "Corpos que Acusam: Testemunhos cartográficos, marcas da violência e o que nos falta na Justiça de Transição"
Vamos falar do golpe militar que completa 60 anos, em 2024. 
Mark as Played
Falamos neste episódio sobre os vazamentos vistos durante a Operação Lava Jato, tanto por parte da força-tarefa, como uma reportagem realizada pelo The Intercept Brasil, que trouxe inúmeras conversas dos integrantes da ação. Sobre isso, falamos com o escritor e jornalista Leandro Demori, um dos responsáveis pela chamada "Vaza Jato". Ouvimos também o cientista político Felipe Nunes, da Genial/Quaest que nos trouxe a percepção do pov...
Mark as Played
Em 17 de março de 2014 foi deflagrada a primeira fase da operação Lava Jato que tinha a intenção de ser um marco anticorrupção no Brasil.

Passados dez anos, a operação ainda gera muita discussão. Ouvimos números analistas sobre esse tema e conversamos com Carlos Fernando dos Santos Lima, um dos procuradores que atuou na força-tarefa. 

Este episódio é a primeira parte de um conteúdo especial sobre os impactos e controvérsias da Lava J...
Mark as Played
March 6, 2024 30 mins
Fernanda Martins é feminista, doutora em Ciências Criminais pela PUC (RS) e professora no Programa de Pós-Graduação em Direito e no Departamento de Direito da Universidade Federal de Santa Maria. Ela vai comentar com as ações políticas podem combater a violência de gênero.
Mark as Played
February 28, 2024 36 mins
Alexandre Hage é sociólogo, professor de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal do ABC e especialista em política internacional. Ele comenta as declarações do presidente Lula na Etiópia, em relação ao conflito entre Israel e o Hamas. Como as declarações de um chefe de Estado ou representante da classe política pode gerar atritos diplomáticos?
Mark as Played
February 21, 2024 37 mins
Nabil Bonduki é arquiteto e urbanista, professor da Universidade de São Paulo. Ele foi vereador por São Paulo, pelo Partido dos Trabalhadores. Atuou em gestões da prefeitura de São Paulo e participou da elaboração de planos para a moradia tanto no Brasil, como fora.

Foto: Divulgação / Bob Wolfenson
Mark as Played
February 12, 2024 39 mins
Fátima Costa de Lima é Professora e pesquisadora da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ela também é atriz, carnavalesca, figurinista e cenógrafa. A professora pesquisa Arte e Política no carnaval e no teatro negro e integra o Bloco Afro Africatarina. Neste episódio abordamos a relação entre a folia e a política.
Mark as Played
February 6, 2024 33 mins
Enrique Carlos Natalino é professor, jurista, Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Ele também é pesquisador e pós-doutorando no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Neste episódio falamos sobre a relação do executivo federal com os órgãos de estado.
Mark as Played
January 30, 2024 32 mins
O General Carlos Alberto dos Santos Cruz, conhecido como General Santos Cruz, foi comandante das forças armadas da Organização das Nações Unidas no Haiti e no Congo, Secretário Nacional de Segurança Pública e ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência do Brasil, na gestão de Jair Bolsonaro.
Deixou o antigo governo após aproximadamente 6 meses, por desavenças com integrantes do governo, entre eles, os filhos do ex-preside...
Mark as Played
December 12, 2023 38 mins
André Freire é cientista político e professor de Ciência Política do Instituto Universitário de Lisboa, além de escritor do livro que está sendo lançado agora: “Da Geringonça à maioria absoluta. A situação política em Portugal e na Europa”. Falamos sobre a situação política vivida atualmente em Portugal, importante destino para brasileiros.

•••


O Política se Discute? sai de férias e retorna em fevereiro com novos conteúdos. Um ótimo ...
Mark as Played
December 5, 2023 23 mins
John Shulz é autor do livro O Exército na Política. Ele é historiador econômico norte-americano radicado no Brasil nos anos 1970. Viveu no Brasil em parte do regime militar e colheu documentos ao longo da vida sobre a participação dos militares na política. John abordou as consequências dessa presença e o que fez pessoas no Brasil pedirem a volta do então regime, em tempos recentes.
Mark as Played
November 28, 2023 28 mins
Thiago Moreira fala diretamente conosco dos Estados Unidos. Ele é cientista político. Formado em direito pela PUC de São Paulo e em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, ele é mestre em ciência política também pela USP e doutor pela Universidade do Texas. Hoje é professor de ciência política na Universidade do Estado da Lousiana.
Mark as Played
November 21, 2023 22 mins
Regiane Bressan é professora de Relações Internacionais da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Ela é especialista em integração da América Latina e pesquisadora na área de política internacional.
Mark as Played
November 14, 2023 22 mins
Mauricio Santoro é doutor em Ciência Política, professor de Relações Internacionais, pesquisador na área de direitos humanos, já atuou na Anistia Internacional e no Médicos sem Fronteiras e hoje integra o Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha do Brasil. Ele vai nos detalhar o funcionamento da ajuda humanitária em conflitos e catástrofes.
Mark as Played
November 8, 2023 28 mins
Deputada estadual (PSOL-RS) comenta sobre o cenário político brasileiro, lembra de quando deixou o PT por discordar da reforma da previdência e fala sobre a reforma tributária, que hoje tramita no Congresso. Luciana Genro ainda nega que tenha defendido o Hamas ao falar sobre a resistência palestina
Mark as Played
October 31, 2023 35 mins
Igor Fuser é escritor, doutor em ciência política, mestre em Relações Internacionais e professor da Universidade Federal do ABC. Ele vai falar um pouco sobre a Faixa de Gaza, espaço central do conflito entre Israel e o Hamas
Mark as Played
October 24, 2023 52 mins
Heni Ozi Cukier é cientista político, professor de Relações Internacionais e mestre em Resolução de Conflitos e Paz Internacional pela American University, em Washington, Estados Unidos. Atuou no Conselho de Segurança da ONU e na Organização dos Estados Americanos, foi deputado estadual por São Paulo por uma legislatura e produz conteúdo para um dos principais canais de geopolítica do Youtube.
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.