News Farma

News Farma

O Conselho Federal de Farmácia apresenta, o Podcast News Farma. Toda sexta-feira você confere um resumo com as principais informações da semana de interesse da categoria farmacêutica.

Episodes

August 11, 2022 28 mins
Neste episódio, vamos falar sobre a monkeypox, doença que tem infectado cada vez mais pessoas e levou a OMS a emitir um alerta global. Saiba quais as características dessa doença e como evitar a infecção pelo vírus. E mais, como o farmacêutico pode ajudar a identificar casos suspeitos e encaminhá-los a outros serviços de saúde. Quem dá todas essas e outras dicas é o farmacêutico Brenno Martins, especialista em Análises Clínicas e m...
Mark as Played
Nesta semana, conversamos com o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Dr. Walter Jorge João, sobre um projeto de lei em tramitação, na Câmara dos Deputados, que quer liberar a comercialização de medicamentos isentos de prescrição, os MIPs, em supermercados e estabelecimentos similares. O Projeto de Lei nº 1774, de 2019, teve a última movimentação no dia 28 de junho, quando foi realizada audiência pública na Comissão de Seguri...
Mark as Played
No episódio desta semana, os jornalistas Murilo Caldas e Denise Coelho conversam com a farmacêutica bioquímica Márcia Soares Mattos Vaz. Ela está desenvolvendo uma pesquisa sobre as potencialidades do gengibre contra bactérias multirresistentes. Essa raiz picante é muito utilizada na culinária japonesa e, no Brasil, principalmente em épocas de festas juninas, no preparo de bebidas como quentão. A farmacêutica está testando o óleo d...
Mark as Played
Este episódio, os jornalistas Murilo Caldas e Denise Coelho conversam com o farmacêutico Everton Borges sobre como a contratação de farmacêuticos pode auxiliar no uso correto e seguro de medicamentos e evitar desperdícios, o que gera mais saúde para a população e economia para o setor público de saúde. O entrevistado desta semana é assessor de relações institucionais do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, especialis...
Mark as Played
O podcast News Farma desta semana apresenta um pouco do trabalho desenvolvido pela farmacêutica Kallyne Bezerra, no programa Farmácia Viva - Hortos Terapêuticos do Maranhão. Ela conta como tem sido feito o trabalho junto às comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas e terreiros. Em seis anos de existência, o projeto ganhou status de programa e já atende 150 municípios, com 55 hortos e 24 mil pessoas capacitadas.
Mark as Played
O podcast News Farma apresenta, nesta edição, projeto que ganhou destaque no Jornal Nacional, da TV Globo, no combate à resistência bacteriana. As farmacêuticas Marinei Campos Ricieri, do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e Geovana Cunha, do Hospital Universitário de Sergipe, explicam como o trabalho clínico tem ajudado a evitar a contaminação dos pacientes pelas superbactérias.
Mark as Played
Conselho defende mais participação do farmacêutico no Programa Farmácia Popular. Campanha pelo Uso Racional de Medicamentos foca no Tik Tok para atingir público jovem. Farmacêutica comenta medicamento de inalação indicado para depressão. CFF intensifica vigilância aos projetos de lei que envolvem a profissão farmacêutica no legislativo. Conselho articula padronização de adicional de insalubridade para farmacêuticos da Oncologia. C...
Mark as Played
Aprovação do piso da Enfermagem abre caminho para Farmácia. CFF aposta no Tik Tok para conscientizar jovens sobre medicamentos. Anvisa lança edital na área de farmacovigilância. Cresce participação popular nas notificações à Anvisa sobre medicamentos e vacinas. OMS faz apelo pela higienização das mãos. Pesquisa de farmacêuticos alerta sobre avanço do sarampo no Brasil. Essas e outras notícias no podcast News Farma desta semana.
Mark as Played
Frente parlamentar define ações em defesa dos conselhos profissionais. Projeto de lei aprovado pode inviabilizar funcionamento do SNGPC. Papa Francisco exalta trabalho dos farmacêuticos durante a pandemia. Farmacêutica alerta sobre risco da meningite. Estudo traça cenário da herpes simples no Brasil. Essas e outras notícias no podcast News Farma desta semana.
Mark as Played
Saiba como economizar com a alta dos medicamentos. Atendimento individualizado com teleconsulta a pacientes com diabetes é referência em Fortaleza. Mais um projeto sobre piso salarial do farmacêutico é apresentado na Câmara dos Deputados. Congresso Brasileiro de Toxicologia será em maio. Cebrim inicia série de boletins informativos sobre uso de medicamentos. Confira essas e outras notícias no Podcast News Farma desta semana.
Mark as Played
Conselho Federal de Farmácia e parlamentares apelam pela mobilização da categoria para a aprovação do piso salarial. CFF defende proibição do CNS para cursos a distância de graduação na saúde. Abertas inscrições para Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. Termina neste mês de maio o prazo para participar do curso de vacinação por farmacêuticos. Parceria entre Brasil e Portugal resulta em livro orientativo sobre vacinação e...
Mark as Played
Medicamentos do "kit covid" registram queda nas vendas. CFF e Fenafar vão ao Ministério Público pelo adicional de insalubridade para farmacêuticos. Hospital de Palmas é destaque na gestão de estoque na farmácia. Pesquisa sobre covid recebe inscrição de participantes. Farmacêuticos são autorizados a prescrever medicamentos pré e pós exposição ao HIV. Essas e outras informações no Podcast News Farma.
Mark as Played
Para marcar o mês da mulher, o podcast News Farma entrevista uma cientista que é exemplo e inspiração para muitas mulheres: a farmacêutica Andreza Martins. Ela desenvolveu um método inovador e barato para detectar o coronavírus. A descoberta garantiu a ela um prêmio concedido a 25 mulheres cientistas latino americanas pela empresa 3M. A microbiologista e doutora em Ciências Médicas também relata o desafio duplo de ser cientista e m...
Mark as Played
Primeira transmissão da Plenária nas redes sociais tem grande repercussão. CFF aprova resolução sobre registro dos consultórios farmacêuticos. Nova estratégia agiliza exames de covid-19 na Bahia. Ministério da Agricultura deve abrir concurso neste ano. Farmacêuticos peritos criminais buscam valorização. Pesquisa mede satisfação do farmacêutico no local de trabalho. Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêutica 2022 é confirmado pa...
Mark as Played
O Podcast News Farma desta semana apresenta os principais aspectos relacionados aos autotestes para Covid-19, que devem chegar às farmácias brasileiras nos próximos dias.
Farmacêuticos especialistas dão dicas de como utilizar esses testes de forma eficaz e segura.
Mark as Played
Ações pela saúde trans ganham impulso com capacitação on-line. Conselho Federal articula ações por insalubridade por aplicação de testes rápidos. Grupo Mulheres Farmacêuticas planeja workshops pelo País. CFF lança 7ª edição da revista Experiências Exitosas no SUS. Comunicação da entidade apresenta balanço das ações de 2021. Conselheiros discutem limites da prescrição por cirurgiões dentistas. Essas e outras notícias você confere d...
Mark as Played
Conselho Federal de Farmácia lança campanha de incentivo por milhão de votos de apoio aos projetos de piso salarial do farmacêutico. Grandes redes de farmácia atingem recorde de realização de testes de Covid-19. Conselho realiza live sobre saúde das pessoas LGBTQIA+ e antecipa reflexões em torno do Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro. Essas e outras notícias no podcast News Farma desta semana.
Mark as Played
Programa de inclusão de pessoas surdas será iniciado em 2022. Conselhos federais de Farmácia e de Administração firmam parceria interinstitucional. CFF elege nova diretoria e diploma novos conselheiros. Prazo de Refis é prorrogado pelo terceiro ano. Essas e outras notícias no Podcast News Farma dessa semana.
Mark as Played
Lançada nova plataforma de prescrição eletrônica. Brasil poderá ter Dia Nacional dos Laboratórios Clínicos. Doenças negligenciadas afetam cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo. Avança na Câmara projeto para prescrição da ozonioterapia no Brasil. Começa fase prática do curso de vacinação por farmacêuticos. Essas e outras notícias do podcast News Farma desta edição.
Mark as Played
Esse episódio do Podcast News Farma traz uma super entrevista sobre Alzheimer, com o farmacêutico Gustavo Alves. Com 16 anos de estudos nessa área, o especialista conduz pesquisa para o diagnóstico precoce da doença pela saliva. Doutor em Biotecnologia e Inovação em Saúde, ele teve artigo publicado em revista internacional sobre a interação da hidroxicloroquina com medicamentos usados no tratamento do Alzheimer.
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.