O que ler agora?

O que ler agora?

"O que ler agora?" é o podcast de livros do Plural, feito com apoio das editoras Aleph, Antofágica, Arte e Letra, Companhia das Letras, Fósforo, Luna Parque, Mundaréu, Roça Nova, Rua do Sabão, Tabla e Todavia. A apresentação é dos jornalistas Rogerio Galindo e Irinêo Netto. Com sede em Curitiba (PR), o Plural é o maior jornal nativo digital do sul do Brasil. Por ser uma publicação independente, é financiado sobretudo por seus leitores (e ouvintes). Assine o Plural e ganhe livros da Arte e Letra: https://www.plural.jor.br/assine-o-plural/

Episodes

September 4, 2023 50 mins
No último episódio da segunda temporada de "O que ler agora?", a escritora Luci Collin e o editor Thiago Tizzot conversam com o jornalista Irinêo Netto sobre o livro de contos "A peça intocada", um coletânea de 15 narrativas curtas que exploram as possibilidades da literatura, sejam elas formais ou de conteúdo.

O livro de Luci Collin, "A peça intocada", faz parte da campanha do Plural com a Arte e Letra: você assina o jornal e ganh...
Mark as Played
Muitos sabem que Caetano W. Galindo é tradutor de "Ulysses", de James Joyce (pelo qual recebeu prêmios como o Jabuti). Além disso, ele é hoje best-seller com o livro "Latim em pó", um ensaio sobre a história da língua portuguesa, publicado pela Companhia das Letras. Mais recentemente, assinou a dramaturgia de peças teatrais para Felipe Hirsch e Bete Coelho. Mas poucos sabem que Galindo também é poeta.

"Para mim, poesia é uma coisa m...
Mark as Played
O escritor Jamil Snege (1939–2003), tema do podcast "O que ler agora?", tinha um senso de humor radical. Tanto que ele conseguiu escrever, há mais de 20 anos, um romance sobre um homem branco em crise de meia-idade, insatisfeito com o trabalho e infeliz na vida pessoal, e que envelheceu bem. O livro, não o personagem. No mundo de hoje, trata-se de um feito espetacular. O segredo para fazer isso? Senso de humor.

E Snege conseguiu fa...
Mark as Played
"Olá, mundo", diz Lark na abertura deste episódio de "O que ler agora?", que marca a primeira experiência da cartunista com podcasts. Embora tenha uma presença marcante nas redes sociais – são mais de 80 mil seguidores só no Instagram e não tenha escapado de gravar uma live durante a pandemia, essa é a primeira vez que ela participa de uma entrevista em podcast.

Com o livro "Como abraçar um fantasma", Lark está participando da camp...
Mark as Played
O tema deste episódio é o livro "Algum tempo depois", de Manoel Carlos Karam (1947–2007). Publicado pela Arte e Letra em 2014, esse romance póstumo é um exemplo notável da literatura de Karam, um catarinense que viveu quatro décadas em Curitiba. (Ele dizia que saiu de Rio do Sul rumo a Paris e parou para pernoitar em Curitiba.)

Leitor e admirador de Samuel Beckett, Karam escreveu pelo menos 20 peças teatrais – uma delas, "Ovos não t...
Mark as Played
Este episódio de "O que ler agora?" faz parte de uma série sobre escritoras e escritores que participam da campanha de assinaturas do Plural com a editora Arte & Letra. Você assina o jornal e ganha livros da editora curitibana.

Saiba mais sobre a campanha, aqui. Ela vai até o dia 31 de agosto de 2023.

Desta vez, a conversa é com o escritor Marcos Pamplona, que fala sobre o livro "O anjo da incerteza", uma seleção de crônicas publ...
Mark as Played
Este episódio é o segundo de uma série de oito em que o podcast de livros do jornal Plural fala sobre obras publicadas pela editora independente Arte & Letra, de Curitiba.

Os oito títulos fazem parte de uma campanha em que você assina o Plural e ganha livros da Arte e Letra. Saiba mais, aqui.


Thiago Tizzot se define como um "fazedor de livros". Além de escrever, ele também é o editor por trás da Arte & Letra e o dono da livr...
Mark as Played
Este episódio é o primeiro de uma série de oito em que o podcast de livros do jornal Plural fala sobre obras publicadas pela editora independente Arte & Letra, de Curitiba.

Os oito títulos fazem parte de uma campanha em que você assina o Plural e ganha livros da Arte e Letra. Saiba mais, aqui.

"Anedonia", do cartunista Benett, é uma antologia de cartuns sobre o amor. Ou melhor, sobre a impossibilidade do amor.

De acordo com o dic...
Mark as Played
"O que ler agora?" encara um clássico no episódio 63: "Bartleby, o escrivão", de Herman Melville. Mais conhecido por sua obra-prima "Moby Dick", que também foi tema do podcast de livros de Plural (no Episódio 35), Melville publicou a novela "Bartleby" em 1853.

Sem entregar muito do enredo, caso você não conheça: numa época em que documentos importantes tinham de ser copiados à mão, com pena e inteiro, lá em meados do século 19, há ...
Mark as Played
No Episódio 62 de "O que ler agora?", que vai ao ar nesta segunda-feira (24), o podcast de livros do Plural fala sobre "O que é meu", de José Henrique Bortoluci.

Os jornalistas Rogerio Galindo e Irinêo Netto conversam, entre outros temas, sobre a dificuldade de se classificar uma obra que consegue costurar vários gêneros literários: biografia, ensaio, memórias… e acaba sendo classificada como autoficção.

"O que é meu" foi comparado a...
Mark as Played
No episódio 61 de "O que ler agora?", os jornalistas Rogerio Galindo e Irinêo Netto conversam sobre o romance "Páradais", da escritora mexicana Fernanda Melchor.

O livro, publicado no Brasil pela Mundaréu, foi selecionado para o Booker Prize International 2023, na Inglaterra, o prêmio literário mais importante do mundo para literaturas que, originalmente, não foram escritas em inglês, e são traduzidas e publicadas no mercado anglófo...
Mark as Played
No Episódio 60, Mitie e Tami Taketani conversam com Rogerio Galindo sobre HQs e sobre a importância de obras que partem de fatos históricos para abordar o passado do Brasil – que é sobretudo o passado dos povos negros e escravizados.

Mais especificamente, Mitie e Tami (mãe e filha) falam sobre "Mukanda Tiodora", HQ inspirada na personagem histórica que dá título à obra, uma mulher negra que viveu no Brasil do século 19 e que produz...
Mark as Played
Em uma cidadezinha no interior da Bolívia no fim da década de 1980, a adolescente de 16 anos Genoveva Bravo Genovés sobrevive à escola de freiras, aos conflitos com as colegas de classe e à família disfuncional.

Enquanto sonha em fugir desse lugar que não vê futuro nem felicidade, Genoveva atravessa situações que envolvem o misticismo popular boliviano, os ensinamentos do catolicismo, o narcotráfico e os ideais neoliberais que domin...
Mark as Played
A australiana Jessica Au chega ao Brasil com esse romance curto sobre uma viagem de mãe e filha para o Japão. Um livro intimista, bonito, que explora as relações entre duas mulheres que têm muita coisa diferente, apesar da proximidade. A jornalista Luciana Mello é a convidada do episódio.
Mark as Played
Um dos mais premiados jornalistas do país, que sempre contou histórias de dramasd causados pela pobreza e pela exploração sexual de crianças, chega agora à literatura. Mauri König estreia na ficção com "Ensaio sobre o que nós somos", publicado pela Kotter. Neste episódio, Rogerio Galindo e Aline Reis falam sobre o livro.
Mark as Played
No episódio 56 de "O que ler agora?', Rogerio Galindo e Irinêo Netto conversam sobre o romance "Felizes os felizes", de Yasmina Reza.

Publicado pela editora Âyiné e com tradução Mariana Delfini, o romance é dividido em capítulos que abordam um personagem cada um (e são 18 personagens retratados no livro).

Três desses personagens ganham um segundo capítulo e, à medida que a narrativa avança, as peças que pareciam avulsas vão se unind...
Mark as Played
Por que o escritor Itamar Vieira Junior faz tanto sucesso?
Escrito por Rogerio Galindo e publicado pelo Plural

Alguma coisa aconteceu com “Torto arado”. Não faz muito tempo, Itamar Vieira Junior era um desconhecido na literatura nacional. Tinha lançado dois livros de contos e só. Em 2018, seu primeiro romance venceu o prêmio LeYa em Portugal e, em seguida, foi comprado pela Todavia para lançamento no Brasil. Em 2019, quando o livro f...
Mark as Played
Erika Fatland escreve sobre os 60 mil km de fronteira da Rússia

Da Redação do Plural

A antropóloga Erika Fatland percorreu os 60.932 quilômetros de fronteira da Rússia, o maior país do mundo, e falou sobre a experiência no livro “A fronteira – Uma viagem em torno da Rússia”, a ser lançado pela editora Âyiné no dia 23 de fevereiro (de 2023).

ara se ter uma ideia das dimensões da Rússia e do trabalho de Erika Fatland em “A fronteira”, a...
Mark as Played
Neste episódio, Rogerio Galindo e Irinêo Netto conversam sobre "Friday Black", o livro de contos de Nana Kwame Adjei-Brenyah, publicado pela editora Fósforo. O autor americano de família ganesa é um dos nomes mais badalados da literatura americana contemporânea. Discípulo de George Saunders ("Lincoln no limbo"), Adjei-Brenyah desponta com contos quase impossíveis de classificar, que falam de raça e violência, pais e mães, vida e mo...
Mark as Played
“A história invisível”, de Sofia Nestrovski, é um retorno à infância

Escrito (e lido) por Cecília Zarpelon, publicado pelo Plural.

Admito que comecei a ler “A história invisível”, de Sofia Nestrovski, sem muitas expectativas. A sinopse, de uma garotinha que em seu aniversário de sete anos deseja ficar invisível (e consegue) na busca de combater o tédio, não havia chamado minha atenção.
Mas creio que, dentre muitos outros, esse foi um ...
Mark as Played

Popular Podcasts

    Current and classic episodes, featuring compelling true-crime mysteries, powerful documentaries and in-depth investigations.

    Death, Sex & Money

    Anna Sale explores the big questions and hard choices that are often left out of polite conversation.

    Stuff You Should Know

    If you've ever wanted to know about champagne, satanism, the Stonewall Uprising, chaos theory, LSD, El Nino, true crime and Rosa Parks, then look no further. Josh and Chuck have you covered.

    Crime Junkie

    If you can never get enough true crime... Congratulations, you’ve found your people.

    Start Here

    A straightforward look at the day's top news in 20 minutes. Powered by ABC News. Hosted by Brad Mielke.

Advertise With Us
Music, radio and podcasts, all free. Listen online or download the iHeart App.

Connect

© 2024 iHeartMedia, Inc.